dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Clima  
Frio traz preocupação com lavouras de trigo, milho e hortaliças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência de Notícias do Paraná
20/07/2017

As baixas temperaturas que chegaram ao Paraná nesta semana podem ocasionar perdas para a agricultura do Estado, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Abastecimento e Agricultura. As lavouras de trigo – em fase de frutificação e maturação, as mais suscetíveis –, do milho e hortaliças são as que mais preocupam, além da produção de leite.

O trigo, que começou a ser plantado em abril, é a cultura mais suscetível às mudanças climáticas, pois está em fase de frutificação e maturação. Cerca de 48% das lavouras está suscetível a problemas climáticos, principalmente no Sul do Estado, mais afetado pelo frio. “Por causa do clima, o potencial de produção deste ano, que é de 3 milhões de toneladas, deve ser reduzido”, relata o agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho.

Nos últimos anos o inverno no Paraná foi ameno e não houve perdas significativas. Em 2016, que não teve um inverno tão rigoroso, 3,5 milhões de toneladas de trigo foram colhidas no Estado.

Hortaliças e Leite
As hortaliças, de acordo com o coordenador de conjuntura agropecuária do Deral, Marcelo Garrido, também são sensíveis à frente fria, assim como o leite. No caso do leite, os produtores precisam complementar as pastagens perdidas pelas geadas. “É mais uma questão de aumento do custo de produção do que de perda, como nas outras culturas”, salienta Garrido.

Proteção
Os agricultores do trigo não têm o que fazer para proteger as plantações, já que as lavouras são extensas. “O plantio escalonado, que poderia amenizar as perdas, já deveria ter sido realizado”, relata Garrido. “Em relação às hortaliças, o produtor consegue amenizar os impactos do frio cobrindo a plantação, por exemplo, com tecidos TNT’s”, acrescenta ele.

Milho
O milho não preocupa tanto o Deral, já que cerca de 80% da área plantada do grão está localizada na região Norte, a mais quente do Estado, que não é tão suscetível ao frio como a região Sul.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada