dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Aprosoja assina parceria inédita para produção sustentável
Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), da Holanda, fará aporte de 600 mil euros com foco no Soja Plus
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
26/07/2017

O Soja Plus ganha mais um “carimbo” em seu passaporte de reconhecimento da produção sustentável do grão em Mato Grosso. Nesta terça-feira (25), em Sorriso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) assinou uma parceria inédita com a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), uma organização holandesa com foco em sustentabilidade.

Com o nome “Melhoria Contínua para uma Área de Abastecimento Sustentável”, o projeto piloto tem a meta de, em até dois anos, ampliar a abrangência do Soja Plus para 200 novas propriedades de agricultores. O aporte financeiro da IDH será de 600 mil euros neste período e, no primeiro momento, o foco será no auxílio para recuperação de áreas de preservação permanente degradada (APPD) e na valorização dos ativos ambientais das propriedades.

“O que a sociedade europeia espera é que a soja seja produzida dentro dos padrões das legislações brasileiras, que sabemos que são difíceis de serem entendidos e cumpridos. Mas exatamente pelo que o Soja Plus vem fazendo nos últimos cinco anos, levando conhecimento, treinamento e capacitação tanto para os produtores como para seus funcionários, é que tivemos interesse e estamos conversando com a Aprosoja ao longo dos últimos anos”, explica Daniela Mariuzzo, da IDH.

Como lembra o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, a assinatura desta terça-feira com a IDH é reflexo do Memorando de Entendimento assinado em janeiro deste ano com a União Europeia, em Portugal. Na ocasião, participaram do ato a Associação Brasileira de Indústria de Óleo Vegetal (Abiove), a Federação Europeia de Fabricantes de Ração (Fefac), a Associação Industrial de Óleo Vegetal e Farelo Protéico da União Europeia (Fediol) e a própria IDH.

“Hoje somos cerca de 1.100 agricultores no Soja Plus, que representam quase 2 milhões de hectares de soja plantados, em um universo de 9,4 milhões de hectares de cultivo em Mato Grosso. Já somos um número significativo e queremos mais. O Soja Plus é o passaporte da nossa soja, nosso exemplo de produção sustentável, e o que assinamos aqui hoje é uma demonstração disso. A assinatura com a IDH coroa um trabalho que já vem sendo realizado e que, a partir de agora, será ainda mais acelerado”, pontua Dalcin.

Autoridades
Também estiveram presentes no Fórum Soja Plus de Sustentabilidade o vice-governador de Mato Grosso e atual secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller.

De acordo com Fávaro, ex-presidente da Aprosoja, o Soja Plus é um programa de excelência e peça fundamental para o mercado externo. “O Soja Plus ganhou espaço no mundo, com protocolos assinados com a China e a União Europeia. O mundo não quer mais comprar qualquer produto, não aceita comprar produtos sem a garantia da qualidade. E a qualidade não fica explícita só na qualidade física, na qualidade intrínseca da soja, do milho, do algodão. É a origem. O mundo quer saber como aquele produto foi produzido, a qualidade da origem, a rastreabilidade. E o Soja Plus tem isso como excelência. É uma grande oportunidade de mercado aos nossos produtores e eles são conscientes disso”, afirma.

Para o secretário Neri Geller, a assinatura é fundamental para o contexto internacional de como a agricultura é vista. “A assinatura dessa parceria é importante para contrapor um pouco a imagem do Brasil de que fazer produção acontecer fere ou feria a legislação ambiental. Pelo contrário. A produção acontece de forma altamente sustentável. E o Soja Plus traz exatamente as adequações ambientais, sustentáveis e trabalhistas, além de uma gestão da propriedade rural mais adequada. Além disso, isso reflete de maneira positiva no mercado internacional”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada