dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos    
Instituições fluminenses buscam parceria em PSA hídrico
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
08/08/2017

No dia 12 de julho, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) organizou seminário para a apresentação de propostas de projetos buscando a troca de informações sobre a possibilidade de sinergia e parceria em pagamento por serviços ambientais hídricos com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA)/Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Programa Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Marie Ikemoto, gerente de gestão do território e informações geoespaciais do SEA/INEA apresentou o projeto “Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira”, financiado com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF – Global Environment Facility). O trabalho busca recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta, em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira por meio de mecanismos de pagamento por serviços ambientais. Iniciado em 2016, o projeto tem duração de cinco anos. São parceiros no projeto os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

As organizadoras do encontro, as pesquisadoras da Embrapa Solos Joyce Monteiro e Bernadete Pedreira apresentaram alguns dos projetos submetidos ao Programa Rio Rural ano passado, e os resultados do monitoramento do meio físico em microbacias contempladas pelo programa, como ideias de colaboração para futuras parceiras com as instituições presentes.

Será feito um mapa de instituições e também será criado um protocolo de intenções visando a parceria entre essas organizações para atuação nas questões de agricultura e meio ambiente no Rio de Janeiro, na expectativa de que se torne um acordo de cooperação técnica, dessa forma seria possível formalizar uma cooperação fortalecendo as iniciativas conjuntas.

O seminário contou com 22 participantes, incluindo profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-Rio), e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada