dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Nutrição animal    
Pesquisa do Incaper avalia consumo de novilhas leiteiras em pastagens de braquiária
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luciana Silvestre Girelli, Incaper
08/08/2017

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está desenvolvendo uma pesquisa para avaliar o consumo e o desempenho de novilhas leiteiras em pastagem de braquiária. Esses estudos contribuirão com os pequenos produtores rurais familiares que necessitam melhorar seu sistema de produção e aumentar a renda.

O projeto, intitulado “Consumo e desempenho de novilhas leiteiras em pastagens de braquiária brizantha cv. Paiguás consorciada ou não com amendoim forrageiro”, é coordenado pela pesquisadora do Incaper Mércia Regina P. de Figueiredo, zootecnista e doutora em Nutrição e Alimentação Animal. Essa pesquisa recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Segundo a pesquisadora, o objetivo principal do projeto é avaliar o consumo e o desempenho de novilhas leiteiras em pastagem de braquiária brizantha (cv.BRS Paiaguás) adubada ou não, ou consorciada com amendoim forrageiro cv. Belmonte. “Vamos analisar a produtividade e a qualidade nutricional das forrageiras estudadas, a qualidade do solo e realizar a avaliação econômica das tecnologias propostas, contribuindo com os pequenos produtores rurais familiares que necessitam melhorar seu sistema de produção e aumentar sua renda, visando à sustentabilidade do setor e da propriedade rural no Espírito Santo”, falou Mércia.

O projeto será realizado na Fazenda Experimental de Linhares durante o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2019.

Resultados esperados
Esse projeto de pesquisa apresentará resultados científicos, sociais e econômicos, tecnológicos e ambientais para a sociedade capixaba. No que se refere a resultados científicos, espera-se validar a utilização da consorciação entre braquiária e amendoim forrageiro no Estado do Espírito Santo, com foco em recuperação de pastagens degradadas, melhoria na qualidade do solo, produtividade de forragem e desempenho animal.

“A pesquisa tem caráter inovador pois são escassos os trabalhos de pesquisa com uso de consórcio entre a braquiária brizantha cv. BRS Paiaguás e o amendoim forrageiro cv. Belmonte, sendo necessárias mais informações sobre o consumo e o desempenho animal nesse tipo de sistema proposto. Portanto, a validação do uso dessa tecnologia no Espírito Santo contribuirá para o fortalecimento da atividade leiteira e promoverá a divulgação dos resultados da pesquisa dando destaque ao estado em nível nacional e internacional”, explicou Mércia.

Já em termos sociais e econômicos, esse projeto pretende fornecer informações para adoção das tecnologias propostas aos pequenos e médios produtores de leite contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de produção e aumento da renda.

“Elevar a eficiência da atividade leiteira de forma sustentável e competitiva é um grande desafio para a pesquisa, uma vez que há demanda por informações sobre sistemas de produção mais sustentáveis e produtivos, visando, principalmente, à redução dos custos de produção. Além de identificar os efeitos das tecnologias a serem estudadas, quantificar seus valores passa a ser importante do ponto de vista econômico para verificar as reais mudanças na produtividade das pastagens, desempenho animal, qualidade do solo, na redução de insumos externos, promovendo maior autonomia do produtor rural”, disse Mércia.

Em termos tecnológicos, a necessidade de se incentivar a adoção de sistemas de produção mais sustentáveis, que assegurem a redução de emissões de gases de efeito estufa e elevem simultaneamente a renda dos produtores é o objetivo desse projeto, por meio do emprego e do uso de tecnologias adaptadas à realidade dos produtores do Estado. “Espera-se que os resultados apresentados contribuam para que todos os produtores possam adotar a tecnologia proposta como forma de reduzir a degradação das pastagens devido à falta de adubação nitrogenada de manutenção”, falou a pesquisadora.

Os resultados ambientais também são esperados nessa pesquisa. A consorciação proposta no projeto é uma tecnologia de uso racional dos fatores de produção e espera-se que a sustentabilidade dos sistemas produtivos seja alcançada.

“A utilização do amendoim forrageiro cv. Belmonte em consórcio com a pastagem de braquiária brizantha cv. BRS Paiaguás tem como efeito secundário o acúmulo de carbono no solo, atuando como alternativa para o aumento do sequestro de carbono atmosférico. Aliado a isso, o amendoim forrageiro tem potencial alimentar, contribuindo para diversidade do ecossistema pastagem, aumentando a produtividade e possibilitando a redução de emissões de metano, com a melhoria da qualidade da dieta dos animais e das características edáficas do solo, redução do uso de fertilizantes nitrogenados e nos custos com alimentação”, explicou Mércia.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada