dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Instituto Emater elabora projetos de Conservação de estradas rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
14/08/2017

O trabalho de conservação do solo está chegando à comunidade Salamanca, no município de Guaíra. Na última quarta-feira, dia 9, os técnicos do Instituto Emater promoveram uma reunião com os moradores do local. O tema foi a importância do sistema conservacionista de solos. A comunidade também recebeu os projetos de readequação de 66 km de estradas rurais.

A comunidade de Salamanca é uma das mais distantes da sede do município, 45 km, e por essa razão os moradores têm pouco acesso aos serviços públicos. Os extensionistas estão beneficiando 45 famílias com a Chamada Pública “Sustentabilidade Oeste”, com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

Durante a reunião os produtores tiveram a oportunidade de conhecer e discutir as práticas conservacionistas de solo, com o objetivo de reduzir o assoreamento dos rios. De acordo com os extensionistas, o assunto merece atenção especial em Guaíra, devido à presença do Lago de Itaipu. O assoreamento pode comprometer a geração de energia e a sobrevivência de peixes no lago, gerando um forte impacto na vida de mais de 250 famílias de pescadores artesanais. A adequação das estradas e as obras do entorno, para que toda a microbacia seja preservada dos efeitos da erosão, também foi um tema tratado com os moradores da comunidade Salamanca.

A administração municipal e repreentantes da Itaipu fizeram a entrega de 50 Projetos de adequação de estradas rurais. Os projetos foram elaborados pelos extensionistas do Instituto Emater de Guaíra, Afonso Faccin e Lauro Ramos Silva Junior. Esse trabalho tem contribuído para fortalecer os vínculos da Extensão Rural com a prefeitura, secretarias e, especialmente, as comunidades rurais. Os projetos serão executados com recursos do programa Cultivando Água Boa, no valor de R$ 3 milhões. “Há muito tempo a comunidade esperava por esse trabalho. E a readequação das estradas coroa com êxito a finalização da Chamada Pública que permitiu, nestes três anos, uma maior integração das famílias com o corpo técnico do Instituto”, afirmou Afonso Faccin.

A solenidade de entrega dos projetos contou com a presença do prefeito Heraldo Trento; Sérgio Scherer, representante da Itaipu Binacional; Sinomar Neto, secretário municipal de Agricultura e de Sebastião Marcato, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do município, além de vereadores do município.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada