dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Investimento em tecnologia aumenta produção do feijão preto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência de Notícias do Paraná
16/08/2017

O município de Prudentópolis, no Paraná, está colhendo este ano 40 mil toneladas, volume que o consolida como a capital nacional do feijão preto. Para reforçar ainda mais essa conquista, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento investe em pesquisa e na extensão rural para ampliar o conhecimento técnico dos produtores rurais e elevar ainda mais a produtividade do feijão.

Durante a Festa Nacional do Feijão Preto, encerrada no domingo (13), aconteceram duas palestras técnicas, sendo a primeira ministrada pelo técnico da Emater de Reserva do Iguaçu, Leandro Michalovicz, que falou sobre Manejo de Solos e Adubação do Feijoeiro. Outra, do pesquisador do ​IAPAR, Humberto Godoy An​d​rocioli, que falou sobre Manejo Integrado de Pragas.

Para o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o investimento em conhecimento explica o tamanho da safra que está sendo colhida hoje no Paraná e no Brasil. “Estamos ensinando ao produtor a cultivar do jeito certo, tratando bem do solo, da água, aplicando agroquímicos com parcimônia, enfim um jeito certo de combater pragas e doenças que vai fazer a gente gastar menos e ganhar mais”, afirmou.

Ortigara disse ainda que Prudentópolis demonstra essa capacidade de produzir porque abastece o Brasil, cada vez com mais competência. “Demos um salto qualitativo na agricultura e vamos avançar ainda mais se continuarmos aprendendo para ter uma vida melhor”, disse aos produtores. Para o secretário a tecnologia responde hoje por três quartos de tudo o que se colhe.

Segundo o secretário, as palestras técnicas demonstram ao produtor que ainda há muito espaço para crescer em produtividade. Para isso, a pesquisa agronômica do IAPAR disponibiliza cultivares mais produtivas e os técnicos orientam na escolha de material genético com mais potencial.

O diretor-presidente d​a Emater, Rubens Niederheitmann, falou da oportunidade que os produtores paranaenses têm de adquirir conhecimento nas palestras técnicas. Ele ressaltou que o aperfeiçoamento ajuda o produtor a avançar e obter resultados e conquistas para ele e para a sociedade.

Ucrânia Brasileira

O município de Prudentópolis, a 207 quilômetros de Curitiba, é conhecido como a “Ucrânica Brasileira”, devido à forte influência dos colonizadores dessa etnia. Segundo o prefeito Adelmo Klosowski, o município conta com cerca de oito mil pequenos produtores rurais, responsáveis pela produção de feijão.

Klosowski agradeceu o governo do Paraná que vem investindo no município. “Nesses dois anos e meio, Prudentópolis recebeu investimentos estimados em R$ 7 milhões na agricultura, que estão sendo aplicados por meio dos programas Caminho das Pedras, para conservação e adequação de estradas rurais, e no calcário para a fertilidade do solo".

Em breve, a Secretaria da Agricultura deverá firmar convênio com o município para pavimentação, com pedras irregulares, de trecho da estrada que liga a parte urbana até a cachoeira de Salto São João. A estrada contorna propriedades rurais e deve fomentar o turismo rural e de aventura, devendo ajudar a trazer mais divisas a Prudentópolis

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada