dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Bahia amplia vazio sanitário e estabelece calendário para cultivo da soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
18/08/2017

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) publicou a Portaria n° 235, de 15 de agosto de 2017, que modifica o período de vazio sanitário para a cultura da soja na Bahia e define data-limite para semeadura. A partir dessa normativa, o vazio sanitário na Bahia é ampliado de 60 para 99 dias: de 01 de julho a 07 de outubro.

De acordo com a Embrapa, o vazio sanitário é o período de, no mínimo, 60 dias sem plantas de soja no campo, cultivadas ou voluntárias. No Brasil, 12 estados e o Distrito Federal adotam essa medida, estabelecida por meio de normativas. Segundo a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja o objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

Outra mudança com a publicação da Portaria pela Adab é o calendário de semeadura para a cultura da soja. A partir de 2018, na Bahia, a semeadura da soja deverá ser realizada entre 08 de outubro e 15 de janeiro. Da mesma forma que no Paraná e no Mato Grosso, na Bahia passa a ser proibida a semeadura da soja sobre soja, conhecida popularmente como soja-safrinha.

A calendarização da semeadura da soja, segundo a Embrapa, é a determinação de data-limite para semear a soja na safra. Essa medida foi estabelecida também por normativas estaduais, mas por seis estados produtores de soja, até o momento: Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Tocantins e Bahia.

Para a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, o objetivo da calendarização é reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e com isso reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas. “Populações menos sensíveis a fungicidas inibidores da desmetilação (IDM ou "triazóis"), inibidores de quinona externa (IQe ou "estrobilurinas") e inibidores da succinato desidrogenase (ISDH ou "carboxamidas") já foram observadas no campo”, explica.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada