dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agrotóxicos      
Emater PR já trabalha para ajudar produtor a diminuir uso de veneno no controle do percevejo da soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
04/09/2017

A Emater de São Jorge do Ivaí, PR, em parceria com a Prefeitura, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e Sicredi União, promoveu, 25 de agosto, uma reunião técnica sobre Monitoramento de parasitismo em percevejos da cultura da soja. O evento foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Dr. Claudinei Antonio Minchio. Ele explicou aos participantes as dificuldades do controle dos percevejos para a próxima safra, diante da resistência da praga aos principais agrotóxicos presentes no mercado. Considerando isso, apresentou uma alternativa de controle que seria o monitoramento, feito desde já, com o uso armadilhas colocadas no campo. Elas servirão para identificar as espécies de percevejos existentes, o número de percevejos coletados por armadilhas e se estes percevejos estão ou não parasitados.

"Só o monitoramento com o pano de batida tem se mostrado inviável, pois não nos dá certeza se está ocorrendo ou não parasitismo no percevejo ou em outra praga qualquer. A simples visualização da praga no pano de batida não diz se o inseto está parasitado ou não. O monitoramento do parasitismo dará mais confiança ao técnico na hora da recomendação de controle", detalha.

O técnico comenta que, neste período do ano, o parasitismo do percevejo da soja ocorre principalmente pelo ataque de moscas da família Tachinidae. "Esta mosca faz a postura de seus ovos na parte externa do percevejo. Destes ovos eclodem larvas que penetram o corpo do percevejo, passando a se alimentar do mesmo, instalando aí o parasitismo. A larva é como um berne que come o percevejo por dentro. Passados cerca de 15 dias, de dentro do percevejo sai a pupa da mosca, que dará origem a uma nova mosca que irá parasitar outros percevejos". Claudinei conta que esta mosca que parasita o percevejo existe aos montes no campo e, segundo ele, é preciso preservá-la.

Outra forma de controle que será acompanhada é o parasitismo em ovos de percevejos feito por pequeninas vespas das espécies Trissolcus bassalis e Telenomus podisi que ocorrem naturalmente em São Jorge do Ivaí. Para isso, serão instaladas armadilhas para capturas de percevejos. Elas terão como atrativo alimentar da praga pequenas frações de amendoim, soja em grãos, feijão vagem, frutos de ligustro e algodão embebido em água. Cada armadilha é identificada com uma bandeirinha para serem melhor visualizadas pelo amostrador.

"Nas armadilhas, se forem capturados percevejos, estes serão encaminhados à unidade municipal da Emater onde ficarão em quarentena para verificação da presença de parasitismo. Os resultados já estão sendo muito animadores. As armadilhas estão funcionando e pode-se verificar aparentemente a presença de ovos de mosca parasitóides no corpo do percevejo".

O extensionista comenta que a ideia é continuar este tipo de monitoramento associado à utilização do pano de batida até o final da próxima safra de soja. "O objetivo do trabalho é diminuir o número de aplicações de agrotóxicos para o controle de percevejos, utilizando o número de percevejos não parasitados para determinação do nível de controle. A meta é evitar ao máximo o uso de agrotóxicos de forma desnecessária para não ocorrer mortalidade de inimigos naturais (como a mosca Tachinidae) e se manter baixa a população de percevejos, o que é claramente viável. Com a observação mais constante do grau de parasitismo na lavoura, poderemos reduzir a zero as aplicações e com isso diminuir a ação dos percevejos sobre as culturas de milho safrinha, aveia e trigo", conclui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada