dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Clima    
Clima favorece produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais
Boas condições climáticas durante as fases principais favoreceram cultivo no estado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Climatempo
12/09/2017

Os agricultores mineiros têm um bom motivo para comemorar. Mesmo com um percentual menor de área plantada, a produção de cana-de-açúcar no estado está bem positiva. “Nossa estimativa é que a safra seja de 646,34 milhões de toneladas”, afirma Cleverton Santana, Gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com dados divulgados recentemente pela instituição, o volume estimado é 1,3% maior que a safra anterior. Um dos motivos da boa produtividade é o clima. “O início da safra, em abril, foi muito bom, com boas temperaturas e volumes pluviométricos. A planta acabou se desenvolvendo melhor, por isso, a produtividade média foi mais alta que o ano passado”, completa o especialista.

Para a cultura, o clima ideal inclui chuvas durante o desenvolvimento, que geralmente ocorre entre setembro e março, e tempo mais seco na colheita. “A estimativa é que, até o fim de julho, 46% do total já havia sido colhido. Agora o ideal é que não chova. O clima está muito bom e favorece a qualidade da planta”, explica Santana.

Segundo a meteorologista da Climatempo Camila Ramos, o predomínio em Minas Gerais ainda será de tempo seco na maior parte de setembro, o que pode prejudicar o desenvolvimento da cana-de-açúcar. “A chuva retorna ao centro-sul do estado apenas do final do mês e nas áreas do norte mineiro a chuva só chega em outubro”, afirma.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada