dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Boas práticas no uso de FBN pode garantir o sucesso da lavoura
Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) é capaz de fornecer todo o nitrogênio necessário para a soja atingir altos rendimentos e aumentar a produtividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria e Simone Casagrande, Embrapa Agrossilvipastoril
13/09/2017

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso termina no próximo dia 15. A partir dessa data os agricultores ficam somente esperando a chegada das chuvas para iniciar a semeadura. Enquanto aguardam, as máquinas já foram reguladas e estão prontas para irem ao campo. Porém, também é preciso ficar atento à inoculação das sementes.

O processo de Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) é capaz de fornecer todo o nitrogênio necessário para a soja atingir altos rendimentos e aumentar a produtividade.  Mas é necessário que o agricultor siga alguns procedimentos no momento da inoculação das sementes para obter melhores resultados.

A procedência e qualidade do inoculante é o primeiro ponto a ser observado. Para isso, é preciso verificar se o produto tem registro no Ministério da Agricultura e se está dentro do prazo de validade.

Também é aconselhável perguntar ao vendedor sobre as condições de transporte e armazenamento do inoculante, para garantir que não foi exposto ao sol ou a temperaturas excessivas, o que pode ocasionar a morte das bactérias.

As mesmas preocupações e cuidados devem ser mantidos após a compra, no transporte e armazenamento na fazenda. Mantendo sempre o produto em local fresco e bem arejado.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Anderson Ferreira, a inoculação deve ser feita no mesmo dia da semeadura. Caso não seja possível, o produtor deve inocular novamente as sementes. O processo pode ser refeito apenas uma vez, acima disso o resultado em campo pode ser afetado.

“Quanto mais rápido ele plantar depois da inoculação e quanto menos ele expor ao calor, ele vai obter mais microrganismos viáveis. Os microrganismos se mantêm vivo por longa data, só que a cada hora que passa com ele inoculado sendo exposto a altas temperaturas ele vai diminuindo a vitalidade”, explica Anderson.

O pesquisador também indica o uso de inoculantes turfoso em dosagem duas vezes maior do que a recomendada quando o plantio é feito em áreas novas. Já nas áreas antigas, é preciso fazer reinoculação anualmente, pois a repetição do procedimento pode resultar em ganhos de 5% a 7%.

Como preparar
A inoculação deve ser feita à sombra, em tambor rotatório, betoneira ou em máquinas especificas que também permitem o tratamento com agroquímicos. É necessário deixar secar por cerca de 30 minutos e manter a semente inoculada protegida do sol e do calor. Além disso, a dose a ser aplicada deve ser calculada de acordo com as instruções do fabricante.

Fixação biológica de nitrogênio
A fixação de nitrogênio é um processo natural no qual bactérias estabelecem uma simbiose com a raiz das leguminosas, como a soja, e convertem o nitrogênio da atmosfera em nutriente para a planta. Graças ao avanço da tecnologia brasileira esse processo é potencializado com a inoculação da bactéria Bradyrhizobium. Antes da semeadura, colocam-se as sementes em contato com a bactéria, em um processo chamado inoculação. Feito isso, a bactéria aguarda a germinação e penetra nas raízes da soja, onde desenvolve nódulos e neles se aloja.

A Embrapa estima que com a tecnologia da FBN, o Brasil economize anualmente cerca de 12 milhões de dólares em adubo nitrogenado. Além da redução dos custos de produção, isso contribui para menores danos ao meio ambiente e para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada