dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroecologia    
Troca-troca de sementes crioulas celebra a biodiversidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Deva Rodrigues, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
14/09/2017

A agricultora Mirian Tatiana dos Santos viajou mais de 1,3 mil quilômetros desde sua terra natal, Valença (BA), para participar da Feira de troca de sementes crioulas, evento aberto hoje à tarde (dia 13/09), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ela é uma das centenas de pessoas a conferir a diversidade dos materiais genéticos resgatados e conservados e levados por mais de 120 expositores de todas as regiões brasileiras para esta atividade, que faz parte do Congresso Agroecologia 2017.

Admirada com a riqueza dos materiais disponibilizados às trocas, a baiana de conta sobre a intenção de compartilhar a experiência da mostra com a vizinhança de sua pequena propriedade de 3,5 hectares, na zona rural de Valença, onde mantém as culturas de cacau, cupuaçu, banana da terra e jenipapo.

Além disso, as novidades e o intercâmbio com os expositores ganharam importância porque assim Mirian terá muito o que conversar com os colegas do curso de Educação para o Campo, graduação que faz na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O estudante Victor Aguiar Pedroso é um dos expositores. Ele e Mirian trocaram informações sobre a conservação e o resgate de sementes crioulas. Vitor, que cursa Agronomia no Instituto Federal Goiano, no campus de Urutaí, expos sementes de milheto e milho crioulo. No troca troca com participantes ele colocou na bagagem de volta para casa sementes de mucuna preta.

Uma das organizadoras da feira, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecologia (Brasília-DF), Terezinha Dias, comenta que a feira de troca de sementes é uma atividade que ocorre com êxito em outras regiões do país e que a ideia de fazer o evento no Agroecologia 2017 fortalece o trabalho dos homens e mulheres que cuidam da agrobiodiversidade do Brasil.

Com nomes, sobrenomes, endereços e histórias, as centenas de sementes crioulas oriundas das propriedades de agricultores familiares e povos tradicionais de diferentes biomas brasileiros movimentaram a área destinada ao troca-troca e, aos poucos, despertaram a curiosidade de quem desconhece a importância do resgate e da conservação destes materiais. Mas a atividade também facilitou a troca de conhecimento entre os guardiões e guardiãs destes materiais. E nesse sentido, um dos objetivos da mostra, o de fortalecer a rede de conservação e troca e promover diálogos sobre agrobiodiversidade e práticas agroecológicas, foi alcançado, pois os públicos interessados naquela movimentação frenética e simpática, própria daqueles que trabalham com o que gostam, não paravam de chegar e revisar aquelas sementes de cores, tamanhos e formatos tão diversos.

A feira de troca de sementes se estenderá até o dia 15 (sexta-feira).
Informações sobre o Agroecologia 2017 e as atividades que ocorrem simultaneamente podem ser conferidas aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada