dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    

Na manhã da próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, os produtores e técnicos da região do semiárido nordestino (Vale do São Francisco) irão conhecer os resultados do programa de limpeza clonal e produção de material vegetativo de alta sanidade, durante Dia de Campo na propriedade do produtor Éder Ignácio de Souza, no Distrito de Irrigação Senador Nilo Peçanha - N4, na cidade de Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo e-mail spm.epnz@embrapa.br ou pelo telefone: (87) 38663750.

O evento é promovido pela Embrapa e pela Coopexvale e tem como principal objetivo apresentar os resultados do trabalho que vem sendo realizado há quatro anos na região do Vale, visando obter e disponibilizar mudas de videiras com alta sanidade. “A região do Semiárido tem muitos problemas relacionados a vírus e bactérias, o que influencia diretamente no potencial produtivo dos parreirais. Temos certeza que a distribuição de mudas de qualidade e que a parceria e capacitação de novos viveiristas vai tornar a produção na região ainda mais rentável”, avalia Daniel dos Santos Grohs, agrônomo da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do projeto.

Segundo Grohs, a ação reúne um trabalho conjunto de diversos técnicos das Unidades da Embrapa Uva e Vinho, Semiárido e Produtos e Mercado, com uma grande interação com os produtores da Coopexvale, que foram responsáveis pela validação de cultivares de domínio público, como 'Red Globe' e 'Itália' na região. “Conseguimos um desempenho diferenciado de oito cultivares, em função da alta qualidade das mudas, especialmente na obtenção de uvas com maior grau brix e coloração, o que faz com que tenham um valor diferenciado no mercado”, destaca Grohs.

Atualmente o banco de matrizes livres de vírus, que compõe o portfólio da Embrapa, disponibiliza 69 cultivares, sendo que 38 variedades já foram caracterizadas quanto sua identidade e sanidade e estão disponíveis através dos viveiristas RKF e Petromudas, que são os licenciados da Embrapa na região do semiárido. A rede também possui viveiros credenciados nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada