dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Entidades  
Gestão de imagem e reputação: empresas do agro também precisam estar preparadas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
ABMRA
14/09/2017

Quando foi a última vez que você abriu um jornal para ler ou se sentou no sofá para acompanhar as notícias e não se deparou com uma crise? Ou melhor, já houve algum momento em que você não encarou uma reportagem chamativa sobre o tema? Seja qual for o tamanho, as empresas de todos os segmentos são desafiadas diariamente e as crises são, além de uma ameaça iminente, algo que faz parte de nosso dia-a-dia.

A crise também faz parte da rotina de Cristina Iglecio, presidente da Ágora e palestrante do míni simpósio “Gestão de imagem na era digital e em tempos de crise”, da série Eventos Agromarketing, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Sua longa trajetória em grandes consultorias de comunicação no Brasil fez com que lidar com problemas de imagem e reputação se tornasse quase um hobby. “Pode parecer estranho, mas para mim falar sobre crise é um prazer”, ri.

Mas afinal, o que é crise? Crise é qualquer problema ou perturbação que desencadeie uma reação negativa dos stakeholders que possa afetar a reputação, a saúde financeira ou a capacidade da organização de suas atividades. E essas “perturbações” acontecem por vários motivos. “Cerca de 80% dos altos executivos compreendem a necessidade de se preparar para uma possível crise, a necessidade de uma gestão preventiva, mas apenas 30% realmente fazem algo sobre isso”, explica Cristina.

Metade das crises corporativas ou de negócios registradas ao longo de 2016 em todo mundo tiveram como causas apenas dois fatores principais: falhas de gestão e discriminação. Desse total, 32% emergiram de forma repentina e 68% foram fruto de lenta evolução. “Acabamos pensando muito no dia de amanhã, nas contas para pagar e esquecemos de pensar a longo prazo. Focar que ‘não é um problema tão grande’ é o jeito mais fácil dele se tornar algo realmente enorme. Enfiar a cabeça debaixo da terra não vai fazer desaparecer, mas sim piorar a situação” esclarece a especialista.

Que caminho seguir, então? De acordo com Cristina Iglecio, as empresas têm excesso de autoconfiança. Então, o primeiro passo a dar é admitir a vulnerabilidade. “Mesmo quando não há indício de crise, é recomendado identificar riscos potenciais e desenhar processos. Os chamados issues devem estar no radar e as empresas, preparadas”. Mas se a crise já for uma realidade e não uma probabilidade é preciso ter consultores especializados e ferramentas que garantam a estratégias eficazes sob pressão.

“A melhor gestão de crise é aquela que fica entre quatro paredes, que não “vaza” para o público. Por isso, o ideal é lidar com os temas sensíveis antes de acontecerem. Se não, é preciso salvar o barco e a tripulação depois do choque. Minimizar danos e perdas”, termina a consultora.

O míni simpósio “Gestão de imagem na era digital e em tempos de crise” é mais um evento da Série Agromarketing, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA). “Nosso objetivo com essa série é trazer à discussão temas relevantes para o universo do marketing e da comunicação no âmbito do agronegócio. A gestão de imagem na era digital é um grande desafio para as organizações, inclusive do nosso setor, e é papel da ABMRA oferecer caminhos para superar esses obstáculos”, destaca Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada