dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo Pecuário      
Irrigação de pastagens permite pasto verde o ano todo
Para um bom manejo, é imprescindível conhecer as condições do solo, clima e planta de cada área a ser irrigada
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
18/09/2017

Com água disponível e um manejo adequado de adubação, pode-se obter uma boa pastagem durante todo o ano para as vacas em lactação, gerando uma grande vantagem competitiva. Uma opção eficiente para a irrigação de pastagens e que tem encontrado boa aceitação na região de Mafra é o sistema de irrigação convencional semifixo de baixa pressão e vazão, também conhecido como sistema de aspersão em malha. O primeiro projeto desse tipo está sendo concluído em Papanduva na propriedade de Jorge Gmach e Zilézia Dagma Batista, com o apoio financeiro do programa SC Rural e planejamento técnico-econômico do engenheiro-agrônomo André Yvan da Costa, do escritório municipal da Epagri de Papanduva.

Segundo André, a aspersão em malha tem-se destacado como uma alternativa viável de irrigação de pastagens devido a um diferencial em relação à aspersão convencional no seu dimensionamento, o que implica na redução dos custos de investimento e mão de obra operacional. Além disso, ele ressalta que a irrigação é uma tecnologia muito interessante e com rápido retorno econômico para as propriedades leiteiras. Porém, a tomada de decisão para a sua utilização deve ser feita com cautela e respeito aos parâmetros técnicos. Para um bom manejo, é imprescindível conhecer as condições do solo, clima e planta de cada área a ser irrigada.

O uso de algumas espécies de pastagens perenes de verão sobressemeadas no período do inverno é uma recomendação da Epagri para melhorar a produção de leite. Nesse sistema realiza-se o manejo de forma rotacionada, preconizando-se a divisão da área de pasto em vários piquetes. Nesses piquetes são fornecidos alimento, água, sal mineral e sombra, visando o bem-estar animal, somando vantagens econômicas e ambientais.

Diferente da pastagem anual, a perene não precisa ser plantada todos os anos, o que reduz os custos. E como o solo não é revolvido, ele sofre menos com as chuvas intensas e o pisoteio dos animais, reduzindo a erosão e a compactação. Porém, apesar de serem mais resistentes às influencias do clima em relação às pastagens anuais, as espécies perenes ainda podem sofrer em condições extremas como a seca prolongada, como foi caso recente em Santa Catarina. Nesse caso, surge a irrigação como uma ferramenta para diminuir a insegurança frente às adversidades climáticas na produção de leite e forragens.

No caso de Papanduva, é importante ressaltar que para a instalação do sistema a família contou com o apoio da Secretaria da Agricultura de Papanduva e da Samae, que contribuíram com a abertura de valas para colocação dos encanamentos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada