dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária      
Curso traz atualizações sobre sistemas de integração
Sistema como ILF, IPF e ILPF geram possibilidade de renda adicional da madeira ou de produtos não-madeireiros em médio e longo prazos, associada a ganhos na produtividade e bem-estar animal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Maio, Embrapa Pecuária Sudeste
19/09/2017

Os sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta vem sendo cada vez mais adotados pelos produtores rurais em todo o território nacional. Atualmente, estima-se uma área com mais de 11 milhões de hectares com as diferentes modalidades de integração, com predomínio do sistema ILP (Integração Lavoura-Pecuária). Além deste, existem outros tipos de integração como, por exemplo, a IPF (Integração Pecuária-Floresta), a ILF (Integração Lavoura-Floresta) e a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Para abordar essas tecnologias a Embrapa Pecuária Sudeste realiza, nos dias 28 e 29 de setembro, em São Carlos-SP, um curso que trará aos participantes a oportunidade de se atualizarem em temas relativos aos sistemas de integração.

Pesquisas e observações em fazendas que adotam a integração comprovam a viabilidade técnica e econômica destes sistemas, desde que implantados corretamente e com acompanhamento técnico.

Atualmente, o desafio é incrementar a adoção de sistemas mais diversificados, como aqueles sistemas de integração com componente florestal (ILF, IPF e ILPF). Eles conferem possibilidade de renda adicional da madeira ou de produtos não-madeireiros em médio e longo prazos, associada a ganhos na produtividade e bem-estar animal.

O organizador do evento, Hélio Omote, enfatiza que "serão abordados diversos temas técnicos como, por exemplo, as interações biofísicas entre os diferentes componentes dos sistemas integrados, os efeitos sobre a qualidade do solo, a produção animal e vegetal em sistemas de ILP e ILPF, etc. Outros temas transversais serão debatidos, como a questão de serviços ambientais e do crédito rural". Além disso, as questões ligadas à adoção de sistemas de integração no Brasil e um estudo de caso de adoção em solos arenosos do Estado de São Paulo também serão apresentados.

O pesquisador José Ricardo Pezzopane, da Embrapa Pecuária Sudeste, vai tratar das interações entre os componentes agrícola, forrageiro, animal e florestal em sistemas de integração.  José Ricardo também fará uma exposição sobre o manejo das árvores com intervenções realizadas para favorecer a produção de grãos (ou silagem), de forragem e também de madeira em níveis adequados" afirma.  

Outra palestra abordará o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) e Certificação Carne Carbono Neutro. Nesta apresentação, o palestrante Luiz Adriano Cordeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados, vai explicar como surgiu e em que situação está o Plano ABC, um dos planos setoriais propostos pelo Brasil para atingir as metas de redução da emissão de GEE.  O Plano ABC prevê ações transversais como a criação de linhas de crédito para auxiliar o produtor rural na implantação destes sistemas sustentáveis. Por exemplo, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) possui, desde 2010, o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que é uma linha de crédito para financiar as tecnologias ligadas à sustentabilidade e redução de emissão de GEE com juros mais baixos e  prazos de carência mais longos. Já foram utilizados R$ 14 bilhões em mais de 40 mil contratos, de acordo com o pesquisador. “O Plano ABC é uma política pública robusta que foi implantada em todos os Estados brasileiros. Cada um deles tem um Grupo Gestor Estadual para planejar, coordenar e acompanhar as ações”, explicou. Além dos sistemas de integração (ILP, ILF, IPF e ILPF), a agricultura brasileira dispõe de outras tecnologias que estão sendo adotadas pelos produtores rurais e que têm potencial de mitigar emissões de GEE. São elas: recuperação de pastagens degradadas, sistema plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.

Carne Carbono Neutro (CNN)
A palestra de Luiz Adriano no curso também vai abordar o protocolo "Carne Carbono Neutro - CCN", que é uma iniciativa da Embrapa para diferenciar a carne produzida a partir de um processo que equilibra as emissões e o sequestro de carbono. “A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) criou um protocolo de certificação que valoriza a carne produzida em um sistema de integração com árvores, seja a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) ou a IPF (Integração Pecuária-Floresta).”

A presença obrigatória de árvores no sistema – nos estudos da Embrapa foi utilizado plantio de eucalipto – faz com que o estoque de carbono na biomassa e no solo compense as emissões de metano pelos bovinos. “Futuramente, o produtor rural que se enquadrar nos critérios deste programa vai receber um selo que atesta a neutralidade ou compensação da emissão de gases de efeito estufa”, explicou o pesquisador.  A proposta está em fase de validação pela Embrapa e parceiros.

Interessados no curso de ILPF da Embrapa Pecuária Sudeste podem se inscrever até o dia 22 de setembro pela internet, no site http://conveniar.faped.org.br/eventos

Serão ofertadas 60 vagas e o valor único de inscrição é R$ 150,00. O curso terá aulas teóricas e práticas, com carga horária de 16 horas. Confira a programação:

Dia 28 de setembro – quinta-feira
8:00 – 8:30 - Abertura e entrega de material
8:30 – 9:30 – Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) e Certificação Carne Carbono Neutro
                       (Luiz Adriano M. Cordeiro - Embrapa Cerrados)
 9:30 – 10:30 - Interações Biofísicas entre os componentes agrícola, forrageiro, animal e florestal em sistemas de integração.
                        (José Ricardo Pezzopane – Embrapa Pecuária Sudeste)
10:30 – 11:00 – Café
11:00 – 12:00 – Efeitos da ILP e ILPF sobre a qualidade do solo.
                          (Alberto Bernardi – Embrapa Pecuária Sudeste)
12:00 – 13:30 – Almoço
13:30 – 14:30 – Produção animal em sistemas de ILP e ILPF
                          (Sérgio Novita Esteves – Embrapa Pecuária Sudeste)

14:30 – 15:30 – Produção vegetal em sistemas de ILP e ILPF
                         (José Ricardo Pezzopane – Embrapa Pecuária Sudeste)
15:30 – 16:00 – Café
16:00 – 17:00 – Provisão de serviços ambientais em sistemas de integração
                          (Maria Luiza Nicodemo – Embrapa Pecuária Sudeste)
17:30 – 18:00 – Indicadores de conforto térmico animal em pastagens arborizadas.
                          (Alexandre Rossetto Garcia – Embrapa Pecuária Sudeste)

Dia 29 de setembro – sexta-feira
8:30 – 9:30- Adoção de Sistemas de Integração no Brasil
        (William Marchió - Rede de Fomento ILPF)
9:30 – 10:30 – Recomendações para Elaboração de Projetos para Crédito Rural pelo Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono)
                       (Maria da Graça Ribeiro Fogli - Banco do Brasil)
10:30 – 11:00 – Café

11:00 – 12:00 - Adoção da ILP em solos arenosos do estado de São Paulo
                         (Diogo Cardoso Rojas - Cocamar)
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 17:00 – Visita aos sistemas da Embrapa Pecuária Sudeste

Serviço
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Quando: 28 e 29 de setembro de 2017
Onde: Embrapa Pecuária Sudeste
Localização: Rodovia Washington Luiz, Km 234 s/nº, Fazenda Canchim, São Carlos, SP.
Inscrições: até 22 de setembro de 2017, somente pela Internet, no link http://conveniar.faped.org.br/eventos

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada