dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Área de pesquisa experimental de agricultura sintrópica do Incaper é implantada no ES
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luciana Silvestre Girelli, Incaper
19/09/2017

A primeira área experimental de agricultura sintrópica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi implantada na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim. Trata-se de um projeto de pesquisa que busca contribuir para o desenvolvimento sustentável e rentável da agricultura capixaba.

O projeto de pesquisa “Qualidade ambiental e rentabilidade da agrofloresta sucessional biodiversa” é coordenado pela pesquisadora do Instituto Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, doutora em Solos e Nutrição de Plantas, e recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Segundo Lorena, o projeto tem como objetivo geral avaliar a qualidade edáfica e fitossanitária e a rentabilidade do sistema agroflorestal sucessional biodiverso (agricultura sintrópica), comparado com o sistema de monocultivo convencional, para a produção de culturas alimentares, hortaliças, frutas e café. O estudo será realizado na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, entre os anos de 2017 e 2019.

“O intuito é comparar como algumas das principais culturas agrícolas plantadas no sul do Estado se comportam no sistema convencional e em sistemas agroflorestais manejados segundo os princípios da agricultura sintrópica, de modo a gerar resultados que estimulem a adoção deste último, que é sustentável e acredita-se ser mais produtivo. A agricultura sintrópica permite aliar a conservação dos recursos naturais com elevadas produtividades e diversificação da produção na propriedade rural. Os resultados das pesquisas são o suporte científico necessário para a difusão e adoção da agricultura sintrópica”, explicou a pesquisadora.

Atividades previstas
As principais atividades a serem desenvolvidas por esse projeto são análise da qualidade do solo, principalmente para aumentar as reservas de água e carbono; monitoramento e de pragas e doenças, com o intuito de possibilitar a redução do uso de agrotóxicos nos sistemas produtivos por meio da adoção das agroflorestas; análise do custo de produção, da produtividade e da rentabilidade das agroflorestas sucessionais, comparadas com os monocultivos convencionais; e difusão dos resultados e formação de recursos humanos.

“É muito importante destacar que o projeto já tem contribuído para a difusão da agricultura sintrópica e formação de recursos humanos no manejo desse sistema no ES. O tema já foi apresentado para pais e alunos da Escola Família Agrícola de Pacotuba. Os alunos desta Escola participaram do plantio do experimento. A área experimental já recebe estagiários e bolsistas. No final de 2017, será realizado um curso para capacitação de técnicos do Incaper. O projeto também prevê a realização de um dia de campo para produtores e técnicos do sul do Estado“, contou Lorena.

Resultados esperados
De acordo com Lorena, com o projeto, a agricultura sintrópica foi introduzida experimentalmente no Espírito Santo como um modelo rentável e capaz de aumentar as reservas de carbono e água no solo. Alguns dos resultados esperados são a adaptação do manejo de um sistema agroflorestal para as condições edafoclimáticas do Sul do ES; de um sistema agrícola que melhore a fertilidade, aumente os teores de carbono, reduza a compactação e incremente a atividade microbiana do solo; e de um sistema que aumente a capacidade de retenção de água do solo, com maior eficiência no uso da água na irrigação.

Outros resultados esperados são a melhoria da qualidade fitossanitária e redução do uso de agrotóxicos na produção de alimentos; aumento da renda do produtor rural e diversificação da produção e formação de recursos humanos no manejo da agrofloresta sucessional.

“O sistema tem se mostrado a melhor alternativa até o momento para a solução de diversos problemas enfrentados pelos agricultores capixabas, como as secas dos últimos anos, a dependência econômica de monocultivos, a demanda crescente por defensivos (cada vez menos eficientes, principalmente por causa do uso inadequado), a exaustão dos solos e até mesmo a sucessão rural. Neste último caso, a agricultura sintrópica tem estimulado o retorno ou a permanência de jovens nas propriedades rurais em todo o Brasil. Muitos jovens procuram os cursos que acontecem em alguns estados brasileiros porque buscam um modo de vida diferente e mais saudável e pela oportunidade de trabalho”, explicou Lorena.

Ela disse que existem muitas lacunas do conhecimento dos sistemas agroflorestais, sobretudo quando se trata da agricultura sintrópica e de sua viabilidade econômica. “Essas lacunas dificultam ou impedem que os técnicos recomendem o sistema. Além de contribuir para a melhoria da assistência técnica do Incaper, o projeto contará com a formação de recursos humanos e com a transferência direta dos resultados para os agricultores, na forma de dias de campo e visitas“, concluiu a pesquisadora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada