dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Pronaf alavanca produção de agroindústria gaúcha
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marília Fidélis, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
20/09/2017

“Graças ao crédito pude comprar equipamentos que facilitaram minha vida e melhoraram minha produção”. Esse é o relato da agricultora Mirian Rozane Britto da Costa, de 53 anos, beneficiária do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que já colhe os frutos do investimento. Foi com o apoio do Programa que Mirian conseguiu comprar maquinários, caminhonete e insumos que deram independência para a produção e estruturaram a agroindústria da família, a Figueira do Prado, em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul.
 
Mirian conseguiu agilidade, aumentou a plantação e, consequentemente, os sonhos. Ela e o filho investem no setor desde o ano 2000 e a lista de produtos só cresce: doces cremosos, conhecidos na região como Schimiers, sucos de frutas tradicionais e típicas da região, como butiá, ananás e araçá. “Agora consigo me deslocar e não dependo mais de ninguém para levar meus produtos para onde quero. Tenho a minha independência para entregar as merendas escolares e outras encomendas”, conta a agricultora.

O Pronaf é executado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e possui taxas de juros diferenciadas. Leia sobre a política aqui.

Expansão

Com a produção indo bem, cada dia maior, Mirian buscou outros meios de dar vazão aos alimentos. Um deles foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Figueira do Prado é responsável pela oferta de doces e sucos para cinco escolas das redes municipal e estadual do município de São Lourenço do Sul. Todos os produtos têm ainda o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). “Antes, era impossível de se produzir sem o uso de venenos. Hoje isso mudou. Toda a nossa estrutura melhorou e, agora, conseguimos dar prioridade para o orgânico”, comemora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada