dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Broca-do-fruto do cupuaçuzeiro é tema de curso promovido pela Embrapa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Maria José Tupinambá, Embrapa Amazônia Ocidental
20/09/2017

A broca-do-fruto do cupuaçuzeiro (Conotrachelus humeropictus) (Coleoptera: Curculionidae), tem sido a pior praga da cultura. A larva desse inseto desenvolve dentro do fruto e em seguida vai para o solo, onde passa o período de pupa, e depois emergem os adultos.

Na época da produção, a fêmea desova nos frutos e começa outro ciclo. Assim, rapidamente a população da praga multiplica na área de plantio, causando perdas na produção e consequentemente prejuízo ao produtor de cupuaçu. Conhecer a praga e adotar medidas de manejo pode reduzir significativamente a incidência dessa praga.

Pensando nisso, a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) / Unidade Local em Presidente Figueiredo, realizam no dia 21 de setembro de 2017, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o curso “Praga do cupuaçuzeiro: Broca-do-fruto”, para capacitar técnicos da extensão rural e agricultores sobre a importância do manejo da broca-do-fruto para o bom desenvolvimento do cupuaçuzeiro.

A atividade faz parte do Projeto Pesquisas e Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento da Cultura do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas. Embrapa/ Fapeam /Sepror/ Edital - Programa de apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa - Pró-Estado e é coordenado pela pesquisadora Aparecida das Graças Claret de Souza, da Embrapa Amazônia Ocidental e pelo técnico Luiz Aldiney Alves de Oliveira, gerente da Unidade Local do Idam em Presidente Figueiredo, AM.

A pesquisadora Ana Maria Santa Rosa Pamplona, da  Embrapa Amazônia Ocidental e o técnico Élcio Barros Saunier, da Unidade Local do Idam em Presidente Figueiredo, AM, serão os instrutores do curso.

De acordo com a pesquisadora Aparecida Claret, a evolução da incidência desse inseto-praga, nos últimos 15 anos, foi grande, e a pesquisa busca encontrar medidas de controle eficazes, que deem resposta à demanda dos agricultores por solução, devido aos prejuízos econômicos que lhes são causados pela praga. O avanço no conhecimento da bioecologia de Conotrachelus sp. e estudos estratégicos de diferentes métodos de controle poderão contribuir significativamente para o estabelecimento de táticas que permitam a implementação de programa de manejo integrado da broca-do-fruto.

Na região Norte, o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Wild. ex Spreng.) Schum.) é uma das mais importantes frutíferas nativas da região exploradas comercialmente, devido à crescente conquista de mercado em outras regiões. Isso se deve ao sabor e aroma do fruto, que tem aproveitamento integral, pois da sua polpa são elaboradas várias iguarias, de ampla aceitação pelos consumidores, e das sementes são obtidos produtos como o cupulate e vários cosméticos, além de serem usadas para propagação da planta.

Data: 21 de setembro de 2017, quinta-feira
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Carga horária: 8h
Local: BR 174, Ramal Brava Gente, Comunidade Brava Gente, Vicinal 1 -Sitio “Refúgio da Tia”, Propriedade da Sra. Lasalete Pereira Lima, Presidente Figueiredo, AM

Conteúdo programático
– Introdução
– Ciclo de vida da broca-do-fruto
– Danos causados pela broca
– Intervalo
– Medidas de controle da praga
– Medidas de controle no sistema orgânico

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada