dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sistemas Agroflorestais  
Dia de campo apresenta alternativas de cultivo florestal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
20/09/2017

A atividade florestal é tema de um seminário e dia de campo que serão realizados na próxima sexta-feira, dia 22, na Fazenda Canguiri-UFPR, em Pinhais. A promoção da Embrapa-Florestas, prefeitura de Pinhais e Instituto Emater tem o objetivo de mostrar tecnologias de produção florestal, espécies alternativas para regiões de ocorrência de geadas e métodos de recomposição de matas nativas. A atividade é aberta a técnicos e ao público em geral.
De acordo com os organizadores do seminário, a madeira representa o terceiro produto de exportação no agronegócio do Paraná. O estado é responsável por 40% das exportações brasileiras de madeira plantada. Além disso, conta com 86.100 produtores silvicultores e 1.2 milhões de hectares em cultivos florestais.

Ainda que o Paraná esteja entre os principais estados com perfil florestal, persistem alguns questionamentos sobre as espécies a serem cultivadas, bem como os modelos de implantação e integração da atividade florestal. Com os altos custos das terras no estado, os pequenos produtores rurais passaram a se interessar pelo cultivo de espécies florestais, como uma forma de diversificar a produção rural. Essa característica tem levado diversos setores a buscar novas formas de integrar o componente florestal aos sistemas de produção predominantes na agropecuária tradicional. Os sistemas silvipastoris, a exploração de animais e cultivo florestal em uma mesma área, são o exemplo mais comum dessa prática.

Durante o dia de campo serão mostradas as alternativas tecnológicas desenvolvidas pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão rural. Serão discutidas as facilidades e dificuldades de um empreendimento florestal, desde a implantação até o destino final do seu produto. Serão apresentadas também algumas espécies florestais indicadas para cultivos em regiões de ocorrência de geadas, bem como sua tecnologia de implantação e condução. O arboreto da fazenda Canguiri conta com 25 espécies que podem ser cultivadas na região. As estratégias de recuperação de reserva legal e áreas de preservação permanente também serão demonstradas. O dia de campo conta com quatro baterias por onde os participantes devem passar: arboreto, sistema silvipastoril, implantação e condução florestal e estratégias de recomposição florestal em áreas degradadas. O seminário começa às 9h, no anfiteatro da Fazenda Experimental Canguiri. O dia de campo vai das 14h às 17h.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada