dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Pesquisa  
Bolsistas recebem orientação para desenvolver pesquisas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Maria José Tupinambá, Embrapa Amazônia Ocidental
22/09/2017

Com o objetivo de fornecer informações básicas sobre o Programa de Iniciação Científica e a aplicação da metodologia científica na pesquisa, o Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa Amazônia Ocidental (Cibe) promoveu nesta quinta-feira, 21 de setembro, a palestra "Iniciação Científica: para que serve?", ministrada pelo pesquisador Ronaldo Ribeiro de Morais. A atividade foi destinada aos bolsistas da empresa e procurou mostrar as vantagens da existência de IC para estudantes e pesquisadores da empresa.

Após a palestra, os bolsistas receberam um kit contendo alguns itens que poderão lhe auxiliar no desenvolvimento de suas atividades. Em seguida, aconteceu entrega de Certificado de Bolsista Destaque 2016-2017 ao estudante Eduardo José Dias da Silva.

O bolsista se destacou como melhor aluno apresentando o projeto de pesquisa “Calogênese in vitro em anteras de seringueira”, na XIII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2017, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no período de 2016/2017.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisador Ricardo Lopes, parabenizou Eduardo José, lembrando que esse tipo de distinção é muito importante para o currículo do estudante. O presidente do Cibe, pesquisador Everton Cordeiro, revelou que a premiação teve como critérios a assiduidade do aluno e entrega de trabalhos no prazo, e que a diferença tinha sido mínima entre outros bolsistas que também cumpriram suas obrigações. A pesquisadora Cheila Boijink parabenizou o estudante e falou para que todos aproveitem a convivência com os pesquisadores e ampliarem seus conhecimentos.

Na sua apresentação, o pesquisador Ronaldo Morais disse que as principais vantagens oferecidas pela iniciação científica são a ampliação do conhecimento por meio de aulas práticas, complementação do ensino de graduação, convívio com pesquisadores e preparo para a pós-graduação. Falou que a ciência necessita da utilização de métodos e procedimentos e não se deve adotar “achismos”, para comprovar uma teoria.

A bibliotecária da Embrapa Amazônia Ocidental, Augusta Abtibol, ao falar sobre o funcionamento da biblioteca Juramir Lima, disse que as pesquisas ao acervo podem ser feitas pelo endereço www.bdpa.cnptia.embrapa.br e que os estudantes são muito bem recebidos pela equipe desse setor.

Na iniciação científica, o estudante exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental é coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe), da Embrapa Amazônia Ocidental. Conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada