dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Agricultores aprendem boas práticas de colheita e pós-colheita
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater DF
22/09/2017

Sabe-se que as perdas de frutas e hortaliças começam na colheita e ocorrem em todos os pontos da comercialização até o consumo. Mas com a adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), principalmente na colheita e pós-colheita, produtores e consumidores obtêm produtos com qualidade sanitária e com maior durabilidade.

Para que essas práticas sejam adotadas pelos produtores, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizou, nesta quarta-feira (20), curso teórico e prático para 15 agricultores da região administrativa de Planaltina. A atividade aconteceu na propriedade de Vilmar de Almeida, produtor orgânico que vêm adotando as boas práticas e está em processo de certificação pelo programa Brasília Qualidade no Campo - que atesta a adoção de ações que protegem a saúde de quem produz e de quem consome os alimentos.

Boas práticas

"As Boas Práticas Agropecuárias envolvem um olhar sobre toda a propriedade. São várias normas e procedimentos a serem observados que, além de tornar a produção mais rentável, com menos perdas e maior qualidade, asseguram a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas sustentáveis", explica a coordenadora do programa de BPA da Emater-DF, Letícia Martinez.

Em relação à colheita, os produtores puderam conhecer e entender a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), do uso de ferramentas adequadas e higienizadas, bem como a forma e ordem correta dos procedimentos de colheita.

Pós-colheita, o agricultor também deve estar atento aos aspectos que interferem na qualidade do produto. A extensionista da Emater-DF, Ana Paula Rosado, explicou e mostrou a estrutura necessária para higienização das hortaliças, destacando a importância da qualidade da água e todas as etapas da higienização das hortaliças.

Também foram tratadas as boas práticas no armazenamento, transporte e na comercialização dos alimentos.

Para o trabalhador rural José Nilton Costa muita coisa foi novidade. "Vi a importância de manter tudo limpo, de não deixar animais na área de produção, para a gente ter um produto melhor. Vou colocar em prática o que aprendi e sei que vai ajudar a conquistar novos clientes", disse.

Já Basílio dos Santos, que antes era trabalhador rural, está começando sua própria produção e já quer seguir as boas práticas. "Acho importante fazer tudo certinho, começar já fazendo como deve ser feito e facilitando o acesso ao mercado", conta.

Programa de Aquisição de Alimentos

No Distrito Federal, para que produtores comercializem seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – que destina os alimentos a entidades socioassistenciais – é preciso aderir ao programa de Boas Práticas Agropecuárias: Brasília Qualidade no Campo.

Ao entrar o programa, o produtor é orientado quanto às mudanças e adaptações que devem ser feitas em relação a limpeza, respeito às legislações trabalhistas e ambientais, correto armazenamento dos produtos, cuidado na colheita e no pós-colheita, entre outros requisitos. Após adotarem as recomendações, em um determinado prazo, é realizada vistoria para certificação e emissão do selo do programa pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

De acordo com a portaria que criou o programa, têm direito a receber o certificado e o selo propriedades rurais que alcançarem pelo menos 70% dos pontos obrigatórios verificados em auditorias de conformidade. Periodicamente, novas vistorias serão feitas para assegurar — ou não — a permanência da certificação. A validade, caso ela não seja cancelada antes, é de um ano.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada