dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal  
Ferrugem asiática preocupa afirma pesquisador no Fórum da Soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Terezinha Mariza Vilk , Emater/RS-Ascar
02/10/2017

Mais de 400 pessoas, entre produtores, técnicos, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar e estudantes, participaram do 4º Fórum Norte Gaúcho da Soja, realizado em Ipiranga do Sul, na sexta-feira (29/09), no Centro Esportivo Municipal. O evento foi aberto pelo prefeito Mario Luiz Ceron, pelo presidente do Sindicato Rural, Sidnei Beledeli, diretor da Farsul, Jorge Rodrigues, e pelo presidente da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS) Luiz Carlos da Silva. Também acompanharam a programação o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o assistente técnico Estadual em Culturas, Alencar Paulo Rugeri, e o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal, Nilton Cipriano Dutra de Souza.

A engenheira agrônomo Kassiana Kehl, em sua palestra, destacou diversos fatores que influenciam na produtividade da lavoura, entre os principais estão a escolha correta do cultivar que mais se adapta para cada região, clima e manejo correto do solo. “Existem mais 1.500 cultivares”, observou. Ela apresentou dados do ensaio de cultivares da safra 2016/2017, no qual foram testados 42 cultivares, com avaliação de diferentes época da semeadura e ciclos em seis microrregiões do Estado, com posicionamento e comportamento dos cultivares, entre outras orientações.

O professor Carlos Forcelin falou sobre o manejo de doenças foliares em soja, sob ameaça crescente da resistência aos fungicidas. A ferrugem asiática, segundo ele, é a mais preocupante, porque pode se manifestar com mais intensidade na próxima safra da soja, comprometendo o potencial produtivo das lavouras. “A ferrugem continuará forte e perigosa”, alertou. Forcelin aconselhou o uso de sementes de alta qualidade e tratadas, ao observar a importância do tratamento inicial nas lavouras.

O doutor Telmo Amado palestrou sobre Inovações no Manejo do solo em elevadas produtividades. Segundo ele, a soja exige muito da fertilidade do solo, por isso, para se obter lavouras com alta fertilidade é necessário um manejo equilibrado de nutrientes. Ele aconselhou o uso de adubação, calagem, nitrogênio, usar palhada e não deixar o solo compactado. Também reforçou a importância da escolha do cultivar. Amado destacou que, “com estratégias de manejo do solo, o potencial produtivo das lavouras pode chegar a até 150 sacas por hectare”.

A programação teve ainda as palestras do doutor em Economia, Antônio da Luz, que apresentou uma Análise e perspectivas para o mercado de soja 2018, e do analista de Mercado, Miguel Beigai Júnior, sobre o tema Estratégias de comercialização da safra 2017/2018.

O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Faculdade Ideau. O objetivo do Fórum é levar informações atualizadas sobre o manejo da soja para produtores rurais, técnicos e engenheiros agrícolas, estudantes e interessados no plantio e cultivo desta importante cultura para o Rio Grande do Sul.

Soja
Nos 32 municípios de abrangência administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, foram cultivados, na safra 2016/2017, 234 mil hectares com a soja. A produtividade alcançou 61 sacas por hectare. A previsão inicial da Emater/RS-Ascar para a safra 2017/2018 é de que a área cultivada seja de 245 mil hectares.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada