dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Dia de Campo apresenta estratégias para otimização do inverno
Manejo de nitrogênio no trigo é um dos destaques do evento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
03/10/2017

Promover a geração de renda com cultivos de grãos no inverno é o foco do dia de campo promovido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) em 5 de outubro. Além de cultivares, a promoção conta com estações sobre manejo de nitrogênio, diferentes épocas de semeadura na canola e forrageiras para ILPF.

O nitrogênio (N) é o principal nutriente para a produção de trigo, já que tem estreita relação com o potencial produtivo. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo Fabiano De Bona, “a aplicação de N ao solo no cultivo do trigo é uma das práticas de manejo mais seguras em relação ao retorno econômico. As pesquisas têm demonstrado que a eficiência de uso do N oscila entre 12 a 21 quilos de grãos para cada quilo de N adicionado”, conclui De Bona.

Na recomendação do Manual de Adubação e de Calagem do RS e SC o indicado é dividir a adubação nitrogenada em duas partes: 15 a 20 kg de N/ha (quilos de nitrogênio por hectare) na linha de semeadura; e o restante em cobertura no afilhamento/alongamento. “Estas são as duas fases em que a planta demanda mais energia, na formação da área foliar e no enchimento dos grãos”, explica o Fabiano De Bona, lembrando que não há uma medida exata: “Para saber o quanto deve ser aplicado na lavoura é preciso fazer análise de solo, avaliando a cultura antecessora e a expectativa de rendimento que está se buscando”. Estudos da Embrapa Trigo indicam que o limite econômico para N em trigo está entre 80 e 100 kg de N/ha, quando, geralmente, a adubação já não impacta mais no rendimento de grãos de forma a assegurar o investimento.

Cultivares
O dia de campo vai apresentar cultivares de trigo (BRS Marcante, BRS Reponte, BRS Parrudo e BRS Pastoreio), de cevada (BRS Quaranta e BRS Korbel), de triticale (pré-lançamento) e de centeio (BRS Progresso). O destaque é o trigo BRS Reponte, campeão de produtividade em 2016 no Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo, com 102 sacos por hectare.

Serviço
Dia de Campo Culturas de Inverno
5 de outubro, na Embrapa Trigo – Passo Fundo, RS
Horários: 8h30 para estudantes e 14h para técnicos e produtores
Informações: trigo.eventos@embrapa.br e 54-3316-5800
Programação no site https://www.embrapa.br/trigo

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada