dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Pecuária Leiteira    
Políticas públicas auxiliam bovinocultor de leite de Dois Lajeados a ampliar a produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tiago Bald, Emater/RS-Ascar
04/10/2017

Em apenas três anos o bovinocultor de leite Daniel Faciochi, da localidade de Fernando Abott, em Dois Lajeados, RS, viu a produção de seu rebanho dobrar, saindo dos 150 litros de leite diários produzidos por dez vacas em lactação para os 300 litros de leite ao dia, gerados por 14 animais. O período coincide com a participação da família Faciochi, completada pela esposa Daniela, a filha Danieli e pelos pais Hilário e Nelsa, na Chamada Pública do Leite - política pública operacionalizada pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) do Governo Federal.

Ainda que o leite já fizesse parte da vida da família há mais de uma década - quando ainda plantavam 35 mil pés de fumo - foi apenas recentemente que a atividade passou a ser encarada de forma mais profissional. "No começo não conhecíamos os parâmetros de qualidade do leite, não fazíamos anotações de receitas e despesas e não realizávamos o controle leiteiro, além de ter problemas na criação das terneiras e na qualidade da silagem, com pouca oferta de forragem para o rebanho", recorda Faciochi.

A Chamada Pública com seus cursos, seminários, reuniões e dias de campo, aliados a um diagnóstico completo da propriedade, contribuiu para que o cenário fosse alterado. "Além de, naturalmente, aumentarmos o número de animais motivados também por uma elevação do preço pago ao produtor, ainda no ano de 2014, fomos promovendo melhorias na criação das terneiras, na alimentação dos animais e no manejo sanitário", explica o agricultor. "E quando mais produtivo se tornava o rebanho, mais nos sentíamos motivados", comenta.

Não é por acaso que parte da propriedade, antes ocupada pela viticultura, já deu lugar a uma área com pastagens permanentes. "As adequações no manejo da lavoura e no processo de produção de silagem, aliadas às melhorias nas instalações, com a construção da sala de ordenha e no acompanhamento dos parâmetros de qualidade do leite, também foram parte do processo que fortaleceu a produção leiteira da família", enfatiza o extensionista da Emater/RS-Ascar de Dois Lajeados, Fábio Balerini.

Colocar os dados no papel também tem a ver com outra política pública que vem sendo implantada desde o ano passado na propriedade da família Faciochi, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar do Governo do Estado. "É o que possibilita constatar, com a adoção de planilhas estruturadas, que a receita líquida da atividade leiteira, na propriedade em 2016 foi 95% superior a 2015", observa o coordenador regional do programa na Emater/RS-Ascar, Cezar Burille.

O crescimento dos números também está relacionado à implantação de pastagens perenes de verão, ao balanceamento da dieta para as vacas leiteiras, à melhoria na rotina da ordenha, à atenção para a genética do rebanho, à realização do controle leiteiro e até à outras ações importantes, como a análise do solo e a correção da fertilidade das glebas. "Muitas das ações aqui desenvolvidas foram resultado da participação em capacitações, que também contribuíram para que mudássemos a visão que tínhamos de nossa propriedade", salienta Faciochi.

Se em 2014 foram produzidos 55 mil litros de leite, em 2016 a produção alcançou os 82 mil litros. "Mas a meta é chegar aos 100 mil litros ao ano com 15 vacas em lactação", comenta o agricultor. Fábio completa, dizendo que a intenção também é reduzir a idade do primeiro parto das novilhas para 24 meses - atualmente está em 26 -, adotar práticas complementares de conservação do solo e definir um planejamento de longo prazo para o melhoramento genético do rebanho.

"O mesmo vale para a manutenção dos parâmetros de qualidade do leite que, atualmente, estão muito acima do que é exigido pela Instrução Normativa 62, conferindo ao produto da família Faciochi um grau superior", observa Balerini. Com a contagem de células somáticas (CCS) em 200 mil (o limite é 400 mil) e contagem bacteriana total (CBT) em 4,5 mil (o limite é 100 mil), o leite certamente poderia, na avaliação do extensionista, ser mais bem remunerado. "Hoje a integradora paga menos de R$ 1,00 para um leite que valeria muito mais do que isso, sendo este um gargalo a ser solucionado", garante.

Para Balerini, a situação vivenciada pela família Faciochi dialoga com a de outros produtores de Dois Lajeados. "Hoje, das 300 famílias que produzem leite no município, 130 comercializam o produto", afirma. E se o rebanho teve queda de 8% - atualmente em 3,3 mil vacas em idade produtiva, a produção saltou de 9,5 milhões de litros em 2015 para 10,8 milhões de litros em 2016. "Isso mostra que o leite ainda é encarado como uma excelente alternativa, com os bovinocultores que têm permanecido na atividade realizando investimentos com vistas a melhorar a produtividade, reduzindo custo e buscando a valorização da qualidade pela indústria", finaliza.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada