dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal    
Três novas cultivares de café IAC têm ganhos de produtividade que variam de 35% a 70%
Elas substituem materiais, como o IAC Mundo Novo e IAC Catuaí, que ocupam 90% dos cafezais brasileiros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carla Gomes e Mônica Galdino, IAC
10/10/2017

Três novas cultivares de café desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, — a IAC Catuaí SH3, IAC Obatã 4739 e IAC 125 RN, que estão sendo adotadas pelo setor de produção, têm produtividades que variam de 35% a 70% superiores às das cultivares Catuaí Vermelho e Amarelo, que até então representam cerca de 90% dos cafezais brasileiros. Esses novos materiais também têm característica de resistência/tolerância à ferrugem-da-folha — a principal doença do cafeeiro, causadora de perdas de até 50% na produtividade, segundo Júlio César Mistro, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A IAC Catuaí SH3, IAC Obatã 4739 e IAC 125 RN estão entrando no lugar de outros materiais já lançados pelo Instituto, como o IAC Mundo Novo e IAC Catuaí que, apesar de ocuparem quase a totalidade dos cafezais nacionais, são suscetíveis à ferrugem. De acordo com produtores, a despesa para controlar a ferrugem gira em torno de 8% do custo total da produção, por hectare.

Os experimentos foram realizados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A cultivar IAC Catuaí SH3 produziu 39 sacas, por hectare, em Mococa, interior paulista, enquanto que o Catuaí Amarelo IAC 62 produziu 29 sacas, por hectare. “Isso representa um acréscimo de 34%”, diz o pesquisador. Em Franca, também no interior paulista, a produtividade foi 40% superior, atingindo 57 sacas, por hectare, contra 40 sacas do Catuaí Vermelho IAC 99. “Nessas mesmas condições, o Catuaí SH3 não apresentou nenhum sintoma do ataque de ferrugem e os Catuais foram severamente atacados”, relata o pesquisador.

A cultivar IAC 125 RN produziu 66 sacas, por hectare, em Patrocínio, Minas Gerais, e 60 sacas, por hectare, em Patos de Minas, outro município mineiro, onde o Catuaí Vermelho IAC 144 produziu 40 sacas, por hectare. Nos dois locais foi usada irrigação. “Em Mococa, a produtividade do IAC 125 RN teve um ganho de 60% na produtividade, com 59 sacas por hectare, enquanto o Catuaí Vermelho ficou em 36 sacas”, diz. Mistro.

A cultivar IAC Obatã 4739 superou o Catuaí Amarelo 62 em 40% — foram 83 sacas contra 59, por hectare, na cidade paulista de Gália. “Em Ribeirão Corrente, a produtividade foi 12% superior ao Catuaí Amarelo 62, foram 45 sacas, por hectare, versus 40 sacas; já em Franca superou em 35%, a variação foi de 50 sacas, por hectare, para 36 sacas”, diz o pesquisador. Na cidade mineira de Patrocínio, em condição irrigada, foi registrado o maior ganho na produtividade, batendo os 70% na variação de 55 sacas, por hectare, para 32.

A apresentação desses novos materiais foi feita em dias de campo e em visitas de produtores nessas fazendas onde estão plantadas as cultivares. Segundo o pesquisador, há previsão de expansão das áreas de cultivo. “Elas estão sendo muito bem aceitas, porém o manejo agronômico, incluindo adubação, espaçamento, poda e outros, deve ser diferenciado em relação às cultivares mais tradicionais, tais como Catuai e Mundo Novo”, afirma. As sementes estarão disponíveis em 2018.

A IAC Catuaí SH3 possui menor exigência hídrica. Com esse perfil, pode ser cultivada em regiões mais quentes ou onde tem havido veranicos mais frequentes nos últimos anos.

Devido à resistência à ferrugem, essas três cultivares podem ser adotadas por produtores de orgânicos, em Franca. Esse nicho de mercado proporciona o aumento na renda dos agricultores. “O valor da saca do café em plantio convencional é de R$ 440,00, enquanto que no sistema orgânico chega até R$ 1.500,00 a saca”.

Segundo o pesquisador, as cultivares possuem excelente vigor, o que acarreta boa produtividade. Elas têm também boa ramificação. Quanto à maturação, ela é  tardia para o Obatã, média a tardia para o IAC Catuaí SH3 e precoce para o IAC 125 RN. “A maturação mais longa tende a beneficiar a qualidade da bebida”, explica Mistro.

As três cultivares têm porte baixo, característica valorizada por pequenos produtores e também por aqueles que têm lavouras mecanizadas. “Atualmente, há uma preferência dos produtores agrícolas por cultivares de porte baixo por facilitar a colheita”, diz.

As pesquisas do Instituto na área de café têm o intuito de desenvolver cultivares resistentes às pragas, ferrugens e nematoides, aliadas à excelência na qualidade física e química de grãos e bebidas. “Essas são novas opções geradas pela pesquisa paulista, que abrem possibilidades de agregação de valor à produção agrícola”, diz o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Oswaldo Julio Vischi Filho
16/10/2017 - 13:11
O Obatã produz muito no segundo ano, ocasionando a seca dos galhos e depois disso, não produz mais, principalmente em altitudes acima de 800 metros. Cuidado, plante 1000 mudas em sua propriedade e acompanhe o seu comportamento até o 5o ano.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada