dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     21/11/2017            
 
 
    
Florestas    
Seminário e dia de campo discutem planejamento de empreendimentos florestais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paula Saiz, Embrapa Florestas
10/10/2017

A Emater, a Embrapa Florestas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a prefeitura de Pinhais realizaram, em 22/09, o 4° Dia de campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária Sustentável (SIPAS) e o Seminário “Empreendimento Florestal: premissas para o planejamento de um negócio”, na Fazenda Canguiri, fazenda experimental da UFPR.

Foram mostradas as alternativas tecnológicas desenvolvidas pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão rural.  Com cerca de 200 participantes entre técnicos, produtores, professores e estudantes, o dia de campo contou com quatro estações: arboreto, sistema silvipastoril, implantação e condução florestal e estratégias de recomposição florestal em áreas degradadas. O arboreto da fazenda Canguiri possui 25 espécies que podem ser cultivadas na região. A participação da Embrapa foi na estação Sistemas Silvipastoris, com a apresentação do Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia Vanderley Porfírio da Silva.

Durante o Seminário, coordenado pelo professor Alessandro Camargo Angelo e organizado por  estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Florestal da UFPR, foram discutidas as facilidades e dificuldades de um empreendimento florestal, desde a implantação até o destino final do seu produto.  De acordo com Angelo, a madeira representa o terceiro produto de exportação no agronegócio do Paraná. O estado é responsável por 40% das exportações brasileiras de madeira plantada. Além disso, conta com 86.100 produtores silvicultores e 1.2 milhões de hectares em cultivos florestais. Já para os pequenos produtores rurais, o cultivo de espécies florestais tem se firmado como forma de diversificar a produção rural, uma vez que a adoção de sistemas silvipastoris permite a exploração de animais e cultivo florestal em uma mesma área.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
22/11/2017
Curso de Metodologias para Determinação da atividade microbiana do Solo
Londrina - PR
14/03/2018
V Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos - V SPARH
São Carlos - SP

21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada