dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos      
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores familiares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Taline Shneider, Emater/RS-Ascar
11/10/2017

"Água de boa qualidade é saúde. Ela ficou mais cristalina e até o gosto mudou, ficou mais leve", avaliou o produtor de leite, Valdir Hartenfield, depois que a Emater/RS-Ascar fez o projeto de captação da água e proteção da nascente em sua propriedade rural, no município de Eugênio de Castro. O recurso natural é utilizado para consumo da família e animais, além da limpeza da sala de ordenha.

Antes da proteção da nascente, por meio de análise, foram detectados coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano, conforme portaria 2914 do Ministério da Saúde. Pouco tempo depois da intervenção, nova análise confirmou a potabilidade da água. "Vale muito a pena. Que todos possam fazer o isolamento das áreas de suas nascentes", aconselhou Hartenfield.

A assistente técnica Social do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Lisete Maria Primaz, destaca que a água para consumo humano deve atender a uma série de especificações de qualidade, a partir de procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e de seus padrões de potabilidade.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, destacou que a Instituição, desde a sua criação, trata esse tema como sendo a matriz do Planeta, visto que são raros os organismos que não dependem da água para sua sobrevivência. "É uma prática rotineira para nossos extensionistas chegar na propriedade rural e perguntar de onde vem e como é utilizada a água. E, quando necessário, fazem a orientação e o projeto de proteção das nascentes para contribuir na melhoria da saúde dos agricultores".

Mas o trabalho da Emater/RS-Ascar pela preservação da água não se limita somente à Assistência Técnica para proteção de nascentes, abrange ainda o incentivo ao uso de técnicas de irrigação seguindo os critérios de sustentabilidade, como o gotejamento e reutilização da água da chuva por meio de cisternas. "O que garante, além da preservação ambiental, um aumento da produção e da produtividade pelo uso racional da água", concluiu Kuhn.

Atividade reconhecida como proteção sanitária pelo Consema
No mês em que teve início as programações da Semana da Água (que acontece de 30/09 a 07/10), a sociedade pôde comemorar mais uma conquista em relação à preservação desse recurso natural fundamental à vida. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), por meio da Resolução 362/2017, publicada em 19 de setembro, reconhece como atividade de proteção sanitária a construção de estruturas de captação de água e proteção das nascentes, em atendimento às necessidades básicas de unidades familiares rurais.

Para essa decisão, o Consema levou em consideração a Resolução 314/2016 que, além de prever, desde o ano passado, a proteção de nascentes como atividade de baixo impacto ambiental, a partir de agora também reconhece a orientação realizada pela Emater/RS-Ascar há mais de 40 anos como essencial para a saúde e qualidade de vida dos pequenos agricultores familiares, por meio da Resolução 361/2017, publicada no mesmo dia. O Conselho também considerou a Lei Federal 12.651/2012, que permite a supressão de vegetação nativa protetora das nascentes em casos de utilidade pública, além do seu enquadramento como atividade de baixo impacto, e o fato de que essa mesma lei federal elenca entre as atividades consideradas de utilidade pública aquelas voltadas à proteção sanitária.

"Então, a partir dessa nova resolução, a atividade de proteção de nascentes, realizada pela Emater, não é mais considerada somente de baixo impacto ambiental em áreas de preservação permanente. Agora ela é oficialmente uma medida de proteção sanitária, não restando mais dúvidas e questionamentos quanto a sua relevância social de impacto na saúde pública dos agricultores familiares", explicou o geógrafo e assistente técnico estadual de Saneamento da Emater/RS-Ascar, Gabriel Ludwig Katz.

A Resolução 361/2017 também altera o texto da Resolução 314/2016, que determinava a intervenção nas fontes e nascentes em uma área de quatro metros quadrados. "Tendo em vista a diversidade das condições naturais de relevo, acesso ao afloramento d’água, declividade, tipos de vegetação e solo, admite-se agora a intervenção de até 25 metros quadrados, mediante utilização de equipamentos manuais e/ou mecânicos de forma a agregar qualidade à água oriunda da nascente a ser protegida. Tudo de acordo com o estudo e boletim técnico para detalhamento e orientação dos produtores rurais, emitido pela Emater", explicou Katz.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada