dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Produção Integrada do Tomate da Epagri é apresentada em Seminário Nacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri SC
16/10/2017

A pesquisa sobre o Sistema de Produção Integrada do tomate de mesa (Sispit) iniciou em 2004 na Estação Experimental de Caçador (EEC). Nesses mais de 12 anos de pesquisa, a Empresa lançou um conjunto de recomendações e técnicas para produtores e técnicos que permitem uma produção sustentável de tomate de mesa. Em novembro de 2016, inclusive, foram publicadas no Diário Oficial da União as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Tomate Tutorado.

Toda a trajetória na pesquisa e extensão do Sispit, os alcances obtidos nesses anos de pesquisa sispit2e os desafios atuais da tomaticultura na região de Caçador foram apresentados em palestra do pesquisador da EEC, Leandro Hahn, durante o 7º Seminário Nacional do Tomate de Mesa, de 19 a 20 de setembro, na cidade de Campinas (SP).

Na palestra, o pesquisador mostrou as boas práticas agrícolas preconizadas pelo Sispit, o que permite integrar diferentes métodos que envolvem técnicas biológicas químicas e ambientais. “No conjunto, essas técnicas asseguram mais qualidade e produtividade à cultura, com viabilidade econômica, proteção ao meio ambiente e qualidade alimentar. Com isso, os produtos atendem à crescente exigência do consumidor”, explica.

Leandro apontou ainda que a produção integrada é uma das poucas alternativas para a região sobreviver na tomaticultura. “Isso ocorre porque atualmente outras regiões do Brasil cultivam tomate na mesma época que Caçador, concorrendo com oferta de produção. Além disso, a sispitprodução integrada necessita ter rastreabilidade e, para isso, o produtor precisa produzir tomate sem presença de resíduos de agroquímicos. Isso pode ser um diferencial para o produtor de tomate da região”, afirma o pesuisador. A produção integrada prevê o uso racional de insumos agrícolas e, com isso, o custo de produção é menor.

O evento, organizado pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcesem), contou com cerca de 400 participantes, entre representantes das empresas de mudas, consultores, pesquisadores, empresas de insumos e tomaticultores de todo o Brasil.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada