dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Consumidores podem comprar plantas ornamentais direto do produtor
O circuito turístico da Rajadinha (Planaltina-DF) está com temporada de visitas agendadas até 15 de novembro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater DF
16/10/2017

Com o início das chuvas, muitas pessoas pensam em montar ou revitalizar o jardim. No núcleo rural Rajadinha II, dez famílias produtoras estão com as portas abertas para receber visitas agendadas até o dia 15 de novembro. Elas participam do Circuito Rajadinha — proposta criada em 2014 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) para unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar.

A maior parte das propriedades envolvidas produz flores e plantas ornamentais, mas também há produção de orgânicos, agroindústria de panificados, artesanato, criação de pássaros exóticos e até uma casa de chás. Consumidores podem marcar visitas com um dos produtores participantes, conhecer a história e o trabalho de cada um, além de agendar um café da manhã, almoço ou lanche em uma das propriedades que fornecem esse serviço.

Para a engenheira agrônoma e gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Bruna Beleosoff , o circuito é uma oportunidade de o consumidor comprar diretamente do produtor, com um custo menor, e ter um momento de lazer. "As propriedades ficam a apenas 45 km do Plano Piloto. O passeio vale a pena. É possível encontrar moreia, hortênsias, bromélias, por exemplo. E mesmo em períodos em que economizar água é extremamente necessário, ainda é possível manter um jardim bonito. Há diversas opções de plantas que necessitam de pouca manutenção e água. Suculentas, lança-de-são-jorge, agave, yucca e patas de elefante são algumas opções que podem ser encontradas lá", conta.

O Circuito
Logo na entrada do circuito, na margem esquerda de quem chega pela DF-130 vindo da zona urbana de Planaltina (veja mapa abaixo), a família de Custódio Fernandes da Silva, de 70 anos, dá as boas-vindas. Primeira do trajeto, a Chácara Flora Brasília tem como carro-chefe a pata-de-elefante, espécie usada em ornamentação e de crescimento lento, com o caule externo e semelhante à pata do animal. Na fase adulta, chega à média de 5 metros de altura.

Mais adiante, é possível conhecer a Chácara Nossa Senhora Aparecida, onde Eunice dos Santos, de 55 anos, cria e vende pássaros exóticos. São vários casais de periquitos australianos e de calopsitas, além de filhotes. Ela começou a criação em 2012, com o auxílio de profissionais do escritório da Emater-DF de Planaltina.

Para ampliar o negócio, Eunice está no segundo crédito do Prospera DF, programa do Governo de Brasília que concede empréstimos para investimentos em maquinários, utensílios e insumos, por exemplo. Com o dinheiro, além de aumentar a capacidade do criatório, ela e o marido, Ângelo Lopes, de 53 anos, adquiriram máquinas e passaram a produzir ninhos.

A próxima parada do circuito é o Sítio Florida, conhecido pela Casa de Chá em que a família Castiglioni serve um farto café colonial para grupos agendados ou em datas comemorativas. Parte dos produtos servidos é oriunda de produção própria, como o iogurte natural. No espaço, também alugado para eventos, há um Museu do Leite. O proprietário do Sítio Florida, Arnoldo Castiglioni, de 65 anos, começou a produzir queijo em 1980. A Casa de Chá veio depois, em 1997.

A família também trabalha com floricultura. Em diferentes cores e tamanhos, as rosas-do-deserto são cultivadas por Arnoldo Castiglioni, que importa da Tailândia as sementes.

Na reta final do roteiro, o visitante pode parar na Freiman Jardins, onde é possível comprar ou alugar plantas. A família também oferece serviço de paisagismo.

Última das dez chácaras, a Isasbelas promove a integração. A dona, Lázara Sousa, de 59 anos, oferece o espaço de lazer — com churrasqueira, piscina, dois cômodos e jogos — para aluguel. Em parceria com Ilcanã Bessa, de 56 anos, moradora da região, incluiu o serviço de alimentação.

Outra que produz algumas delícias é Ana Rosa de Oliveira, da chácara Serra Linda. Ela faz panificados sob encomenda.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada