dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
ODS 12: consumo e produção responsáveis
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Raiane Marques, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
17/10/2017

Consumir e produzir de forma sustentável é 12º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável. O Tema é abordado nas 17 ODS estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. Cientes da importância, mulheres da região metropolitana de Curitiba, no Paraná, mostram suas experiências de práticas agroecológicas na manutentação de seus quintais produtivos. O resultado é fascinante: sustentabilidade, alimentação mais saudável e conservação cultural.

As informações apresentadas fazem parte de um projeto de pesquisa intitulado “Quintais produtivos e sua relação com a Segurança Alimentar e Nutricional”, vinculado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Nove experiências de quintais produtivos mostram o cultivo como ocupação e terapia; a questão cultural e econômica; o gostar e o prazer em plantar; a importância dada a valores, costumes e hábitos rurais.

Os quintais produtivos são áreas que ficam nos arredores das casas usadas para o cultivo de frutas, flores, verduras, ervas, leguminosas e para a criação de animais. Eles são importantes pois, além de garantir alimentação saudável para a família, expressam sabores, aromas, cores e saberes.

Para Adriella da Silva, participante do projeto, “os quintais têm proporcionado condições para a construção de sua própria capacidade, de alimentar-se, conduzindo a melhores hábitos alimentares e contribuindo para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)”.

Uma das motivações do projeto é transmitir conhecimento através das práticas adquiridas com a própria família, onde a origem é rural. O manejo, consumo e manutenção da terra se torna uma herança cultural, divulgando experiências e trocas de conhecimentos sustentáveis para o grupo. Trabalhar com responsabilidade e consciência, é um dos legados dos quintais produtivos.

O cultivo e a produção se destacam também por proporcionar ao grupo de mulheres uma ocupação com o trabalho na terra em forma terapia. “Com relação a história destas mulheres notou-se similitude na relevância dada à tradição, valores, costumes e hábitos rurais, caracterizando a existência de uma herança cultural no repasse de saberes, transmitida por meio da família, passando a ser assimilada e carregada como legado", explica Adriella.

15 dias de ativismo
No marco da campanha internacional #MujeresRurales, mujeres con derechos, o Brasil participa da iniciativa: “15 dias de ativismo pelo empoderamento das mulheres rurais”. A ideia é difundir os principais ODS a forte ligação da atuação da mulher rural para o cumprimento dos temas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada