dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Fertilidade      
Pesquisadores do Brasil e do exterior discutem multifuncionalidades da matéria orgânica em Sinop
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
17/10/2017

De terça à sexta-feira a Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), sediará o XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural. O evento bianual é promovido pelo grupo brasileiro da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. Essa edição conta com promoção conjunta das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso (UFRGS e UFMT) e da Embrapa.

Participam do encontro pesquisadores de todo o país, estudantes de pós-graduação e graduação e empresas interessadas no tema. Entre os palestrantes estão também pesquisadores da Argentina, Áustria, França e Itália.

Com o tema “Matéria orgânica e suas multifuncionalidades”, o evento terá palestras, debates e apresentações de trabalhos em forma oral e por meio de exposição de pôsteres.

“É um evento científico sobre sustentabilidade do solo. Vamos discutir a matéria orgânica em todos os níveis. Desde as mais evoluídas, que são as substâncias húmicas, até a compostagem e o biochar que são formas de matéria orgânica em níveis menos desenvolvidas. Para isso, teremos alguns dos pesquisadores mais renomados no assunto presentes”, explica a pesquisadora da Embrapa e uma das coordenadoras do evento, Fabiana Rezende.

Programação
A abertura será na tarde de terça-feira. Porém, a partir da tarde de segunda já será realizado um primeiro workshop sobre matéria orgânica carbonizada, o chamado biocarvão, ou biochar.

A programação do Encontro será dividida em cinco subtemas. Na quarta-feira o conteúdo fará parte dos temas “Funções das substâncias húmicas (SH) e matéria orgânica natural (MON) em Diferentes Ambientes e sua Caracterização” e “Funções da MON na Dinâmica de Metais e Compostos Antropogênicos no Ambiente: Tecnologia e Desafios Analíticos”.

Na quinta-feira outros dois subtemas concentrarão as atividades: “Dinâmica e função da Matéria Orgânica e Substâncias Húmicas em Diferentes Usos do Solo” e “Aplicações MON e SH na Indústria e na Produção de Fertilizantes e suas Funções nas Plantas e em Sistemas de Produção”.

Na sexta-feira, a programação será finalizada com palestras e debates sobre a “Função e Dinâmica de Carbono e Nitrogênio Pirogênicos no Ambiente”.

A programação completa do evento pode ser conferida no site.

Saiba mais

Matéria orgânica natural (MON) é toda matéria orgânica presente nos ecossistemas que não faz parte da vegetação ou da fauna viva. Exemplos de MON, as substâncias húmicas (SH) são componentes orgânicos formados a partir da degradação química e biológica de resíduos de plantas, animais e atividades microbianas.

Na produção agropecuária, esses componentes são importantes para garantir a qualidade das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, mantendo sua fertilidade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada