dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Garantia-Safra: pagamento é liberado para cerca de 14 mil agricultores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ingrid Castilho, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
20/10/2017

No interior de Limoeiro do Norte, município do Ceará, o agricultor familiar José de Souza Xavier, de 74 anos, que planta feijão, mandioca e milho, não viu neste ano os cultivos brotarem. A falta de chuvas é uma realidade que se repete em quase todo o estado. Para que produtores como ele não fiquem desamparados, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) libera a cada ano agrícola o Garantia-Safra. O auxílio pode ser administrado para qualquer necessidade fazendo assim grande diferença na vida dessas famílias. Nesta segunda-feira (16), ao todo, 13.959 agricultores dos estados de Minas Gerais e Ceará vão poder acessar a esse pagamento.

“Desde os sete anos trabalho com a agricultura. Toda vida criei a minha família trabalhando nela. Já estou com essa idade mas dou o maior valor ao trabalho. Uma pena que a gente pegou esses anos escassos que não faz quase nada. O pouco que faz é com muita dificuldade, mas vai se levando”, fala Xavier, chamado amigavelmente de Zequinha.

A esposa Ana Xavier, 73 anos, diz que os tempos já foram mais fartos com invernos mais generosos. Com a agricultura criaram três filhas que também se tornaram agricultoras. Um orgulho para o casal. Atualmente o contraste entre os tempos assusta, principalmente quando se leva em conta o clima, mas não tira do peito o amor por aquilo que sempre fizeram. “A agricultura é tudo que a gente tem”, fala a agricultora.

O valor atual do Garantia-Safra é de R$800,00, que é entregue ao agricultor em cinco parcelas de R$170,00. Para recebê-lo os produtores devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e plantarem entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão. A moradia deve estar localizada em um dos municípios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que estão sistematicamente sujeitos à perda de produção em função da estiagem.

Na casa dos Xavier o dinheiro é utilizado para coisas essenciais. “É uma ajuda boa. A gente vive no remédio, tanto ele como eu”, fala Ana. O marido completa evidenciando a necessidade do dinheiro para algo mais importante: ”Ajuda na feira também. Graças a Deus serve, porque o aposento é tudo o que gente tem na vida e o Garantia-Safra também”, explica.

O Garantia-Safra ajuda muito, mas para agricultores iguais ao seu Zequinha que trabalham na lavoura mesmo aos 74 anos de idade, chover seriam algo melhor. “Ave Maria! Tudo o que eu tenho foi a custo da agricultura. Vamos estar aqui até o dia que Deus quiser. Havendo o inverno não tem o Garantia-Safra, mas a gente quer mil vezes o inverno. Porque aí tem água, fartura de tudo, mas quando ele não vem, a gente espera pelo seguro safra”, finaliza o agricultor.

Lista das cidades contempladas:
Ceará: Acopiara; Alto Santo e Quixeré.

Minas Gerais: Angelândia; Brasília de Minas; Claro dos Poções; Cristália; Curral de Dentro; Divisa Alegre; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Francisco Sá; Ibiracatu; Itacambira; Jequitaí; Lagoa dos Patos; Matias; Cardoso; Montezuma; Olhos-d'Água; Padre Carvalho; Pintópolis; Santa Fé de Minas; Santo Antônio do Jacinto; Santo Antônio do Retiro; São João da Lagoa; Serranópolis de Minas; Serro; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo; Várzea da Palma.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada