dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura  
Produção de Macaúba em Sistemas Agroflorestais
Vídeo mostra trabalho e porque a macaúba é uma potencial lavoura para o Nordeste
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Daniela Collares, Embrapa Agroenergia
26/10/2017

Com intuito de mudar a realidade de baixa renda no extrativismo da macaúba, a Embrapa pesquisa formas de cultivo sustentáveis da planta e incentiva seu aproveitamento na alimentação e produção de biocombustível. Um dos projetos, chamado carinhosamente de MacSaf, tem como objetivo a produção de macaúba em sistemas agroflorestais para gerar alimentos e matéria-prima para bioenergia, explica Alexandre Cardoso, pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do Projeto. O MacSaf faz parte de uma rede mundial, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e coordenado pelo Instituto Internacional de Agrofloresta (ICRAF). Todo o trabalho é realizado em conjunto pelas unidades da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), Algodão (Campina Grande/PB) e Meio Norte (Teresina/PI) e a comunidade Boa Esperança (Barbalha/CE), com apoio da Secretaria de Agricultura Família e Desenvolvimento Agrário (SEAD).

O vídeo “Macaúba em Sistemas Agroflorestais” mostra um pouco do que tem sido realizado neste trabalho e porque a macaúba é uma potencial lavoura para o Nordeste.

Relatos de agricultores da comunidade Boa Esperança contam sobre a melhoria que algumas ações do projeto trouxeram para sua comunidade e suas expectativas futuras. João Raimundo da Silva, conhecido como Newton, e Tarciana Batista da Silva falam que esta melhoria gastam menos tempo com menos esforço e ainda ganham mais.

A ideia de produzir o vídeo é mostrar o que foi feito, alguns resultados já obtidos que envolvem tanto a parte de experimentação agrícola quanto a parte de desenvolvimento social e sensibilizar para a necessidade de dar continuidade ao trabalho, ressaltou Simone Fávaro, pesquisadora da Embrapa Agroenergia.

O vídeo está disponível no canal do Youtube da Embrapa. Acesse aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada