dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu o curso de capacitação sobre Aroeira – Projeto Biomas/Mata Atlântica, na Sede do Instituto e no município de Boa Esperança. Técnicos agropecuários e produtores rurais participaram do encontro.

O curso foi dividido em dois módulos: o primeiro tratou sobre seleção de matrizes e clonagem (produção de mudas). “Apresentamos os resultados de pesquisa sobre a seleção de matrizes com as características a serem consideradas, além de produção de mudas por estacas enraizadas: seleção e coleta de mudas, ramos para clonagem, entre outros. O curso capacita os técnicos que serão os responsáveis por multiplicar a informação, repassando o conhecimento adquirido para os produtores rurais”, ressaltou a bióloga do Incaper e coordenadora do GT Aroeira, Fabiana Ruas.

Ainda no primeiro módulo também foram abordados os temas: problemas fitossanitários na seleção de matrizes e produção de mudas e experiências com plantios comerciais e extrativismo de aroeira no Espírito Santo e na Bahia. O segundo módulo aconteceu no auditório do CRAS no município de Boa Esperança e abordou o tema: legislação, controle de qualidade e mercado de aroeira.

“É importante que o produtor analise os desafios que o mercado de aroeira tem, além do controle de qualidade do fruto”, disse Fabiana Ruas.

O encontro contou com as palestras: “Legislação - Em busca de alternativas para ordenamento da cadeia produtiva da aroeira”, ministrada por Afonso Lucio Gomes Estrela de Freitas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e “Mercado de Produtos Bioativos”, ministrada pela Diana Sales, da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). Houve uma troca intensa de experiências entre os participantes e palestrantes do evento.

Para finalizar o evento, foi realizada uma atividade de grupo que propôs que os participantes se dividissem em grupos, conforme os polos do Grupo de Trabalho (GT Aroeira), para juntos, técnicos e produtores/extrativistas, planejarem o que farão para mudar o diagnóstico apresentado no módulo 1 do curso.

Visita técnica
Foi realizada uma visita técnica nas áreas de cultivo da Indústria Millar, onde os participantes tiveram contato com modelos de cultivo comercial. Os participantes também puderam fazer um circuito pela indústria onde foram apresentadas as etapas de beneficiamento da aroeira para exportação.

Próximos passos
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizam o curso de capacitação sobre Sistemas Agroflorestais (SAF’s) – Módulo 2, com o tema: Manejo de Sistemas Agroflorestais, que acontece nos dias 06 à 09 de novembro, Fazenda Ouro Fino, Jaguaquara- BA.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada