dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Genética    
Culturas tolerantes à seca e máquinas para agricultura familiar serão apresentadas no SemiáridoShow
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edna Santos, Embrapa Algodão
06/11/2017

Culturas pouco exigentes em água como o algodão branco e o colorido, o gergelim, o amendoim e a mamona, além de máquinas e implementos agrícolas para pequenas propriedades estão entre as tecnologias que serão demonstradas pela Embrapa Algodão durante a sétima edição do SemiáridoShow, a maior feira da agricultura familiar do Nordeste brasileiro, que será realizada pela Embrapa e parceiros de 7 a 10 de novembro, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco.

Durante os quatro dias da feira os técnicos e agrônomos da Embrapa Algodão farão apresentações e esclarecerão dúvidas dos participantes sobre o manejo e recomendações para o sistema de produção de cada uma das culturas em destaque nas vitrines. As informações vão desde o preparo do solo, necessidade hídrica de cada cultura, qualidade das sementes, máquinas de plantio e beneficiamento, entre outras.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador João Henrique Zonta, lembra que o algodão já foi uma cultura muito importante para a região e continua sendo uma das melhores opções de cultivo para a agricultura familiar do Semiárido. “O algodão é uma planta que tolera muito a seca; o produtor pode vender a pluma para obter renda para a família e usar o caroço para alimentação animal. O Semiárido, devido suas características climáticas, produz fibra de excelente qualidade, abrindo oportunidade para trabalharmos com materiais diferenciados, com maior valor agregado, como o algodão fibra longa, colorido e orgânico”, afirma.

Vitrines
Na vitrine sobre o sistema de produção do algodoeiro serão apresentadas seis cultivares de algodão branco e duas de algodão colorido. Entres as variedades brancas estão três convencionais - BRS 416, BRS 286, BRS 336 – e três transgênicas - BRS 368 RF, BRS 430 B2RF e BRS 433FL B2RF. As variedades coloridas são a BRS Rubi, de cor marrom-avermelhada, e a BRS Jade, de cor marrom-clara e com produtividade semelhante ao algodão branco.

Serão apresentadas ainda as cultivares de gergelim BRS Anahí e a BRS Seda, o amendoim BR-1 e a cultivar de mamona BRS Energia. “Cada uma dessas culturas apresenta seu diferencial para o cultivo na região Semiárida - o amendoim é uma excelente fonte de proteína, importante para a segurança alimentar e se adapta bem a solos arenosos; o gergelim tem ciclo muito curto, alta produtividade, e excelente valor de mercado, além de compor bem os arranjos de cultivos em faixas, por exemplo, como o algodão no cultivo orgânico; a mamona, devido à alta qualidade de seu óleo, possui grande demanda no mercado, e tem rusticidade, se adapta bem a regiões com incidência de secas severas”, elenca Zonta.

Esta edição contará ainda com a demonstração de pequenas máquinas desenvolvidas especialmente para a agricultura familiar, como a miniusina móvel de algodão, composta por descaroçadeira e prensa enfardadeira móvel para o beneficiamento da produção na propriedade, o que estimula o cultivo de algodão orgânico e colorido, nichos de mercado não atendidos pelas grandes algodoeiras. O equipamento possibilita ao produtor agregar valor à sua produção, comercializando a fibra diretamente com a indústria e ainda utilizar as sementes para alimentação animal.

Outra cultura importante para a convivência produtiva com o Semiárido é o sisal, cujo sistema de produção também estará exposto na feira. “O sisal é uma excelente planta para ser cultivada em regiões de climas áridos e semiáridos, inclusive em sistemas integrados e consorciados, pois além do aproveitamento da fibra para a indústria, a mucilagem é um rico alimento volumoso para animais ruminantes, podendo ser aproveitado na ração em mistura com outros alimentos”, diz o pesquisador.

Além de orientações sobre manejo da cultura, os participantes poderão conferir a demonstração do desfibramento do sisal com a máquina paraibana e a separação da mucilagem do com a peneira rotativa, equipamento que permite o aproveitamento da mucilagem com segurança para alimentação animal no período da seca.

O evento

O SemiáridoShow é uma feira voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, realizada a cada dois anos pela Embrapa. Nesta edição, conta com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), além do apoio de diversos ministérios, governos, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e de assistência técnica e extensão rural e organizações não governamentais nacionais e internacionais. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada