dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
O brejo que se transformou em referência de sustentabilidade em SP
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Dayana Cristina, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
07/11/2017

No povoado de Aparecida do Bonito, pertencente à cidade de Santa Rita D’Oeste, no estado de São Paulo, vive Simone Regina Vizenzi, de 45 anos. Ao contar sua história no Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais, ela mostrou porque é um exemplo de superação e empoderamento feminino.

Como tantas outras, a família de Simone sempre sonhou em ter um pedacinho de chão para tirar o sustento da terra. Com muita luta, conquistou esse objetivo, mas ainda havia o grande desafio de tornar a terra produtiva. Foram muitas as tentativas. Eles começaram com a criação de gado e produção de leite, depois partiram para a plantação de eucaliptos.

Chegaram a achar que ficariam ricos! Mas o retorno não foi como esperavam e logo pensaram em desistir, colocando a propriedade à venda. O local era um brejo e não apareceu nem um comprador. Decidiram tentar de novo, dessa vez, olhando para a terra com mais carinho. Aí perceberam que ela precisava de mais atenção e cuidados. Em 2009, Simone resolveu fazer um curso de capacitação para aprender a lidar com degradação e recuperar o que estava desmatado e sem vida.

Com os ensinamentos, ela iniciou o processo de recuperação do solo. Junto com a vegetação, foi nascendo a esperança. No processo de reflorestamento, várias mudas foram plantadas pelas mãos das crianças e mulheres da comunidade – envolvidas também com as questões de sustentabilidade.

Dezenas de sacolas ecológicas foram distribuídas na vizinhança. A família de Simone, resolveu então, iniciar um ciclo de palestras e várias atividades de entretenimento e lazer para disseminar o conhecimento sobre a lida com a terra de forma mais zelosa e produtiva. “O dia da água aqui é comemorado com festa e atividades ambientais. A terra pode ser pequena, mas o sonho precisa ser grande!”, ressalta a agricultora.

Para ela, a mulher na agricultura familiar tem que ter vez e lugar, pois pode melhorar, e muito, a economia local, enxergando a realidade com sensibilidade e transformando tudo a sua volta. Hoje, a propriedade, conhecida como Estância Peixe Bonito, é um local de referência na região. Um exemplo de empreendedorismo rural de sucesso.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada