dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Fruticultura    
Brasil sediará reunião mundial da World Cocoa Foundation
Desafio do setor cacaueiro é produzir mais 200 mil toneladas anuais em, no máximo, 10 anos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MAPA
09/11/2017

O Brasil foi escolhido para sediar a reunião anual da World Cocoa Foundation- WCF (Fundação Mundial do Cacau), em 2018, que definirá ações voltadas às parcerias público-privadas do setor cacaueiro internacional visando a sustentabilidade da cacauicultura em todo o mundo. O encontro, “Partnership Meeting” (Reunião de Parceiros), será realizado em São Paulo, de 23 a 24 de outubro do próximo ano, com a participação dos países produtores e consumidores de cacau, o que renderá ao país convênio com benefício voltado à cadeia produtiva brasileira.

Representantes do setor produtivo brasileiro veem com otimismo essa parceria. O diretor-executivo da Associação Nacional das indústrias de Cacau (AIPC), Eduardo Bastos ressalta a volta recente do cacau à pauta nacional. Ele acredita que o esforço de entidades internacionais para o desenvolvimento da cacauicultura sustentável neste momento proporcionará ganhos consideráveis ao setor e consequentemente ao país.

“Nunca tivemos ocasião tão virtuosa com novas lideranças, tanto no setor público, quanto no privado. É preciso aproveitá-la e fomentar a capacidade do setor para o avanço da produtividade”. Ele lembrou que o Mapa, por meio da CEPLAC, tem uma função vital como coordenador público dessa cadeia produtiva e o protagonismo visto nos últimos meses pode ser alavancado ainda mais com uma parceria desse porte com a WCF.

Eduardo Bastos acredita na necessidade de coalização entre atores públicos e privados para dar o salto desejado na produção e voltar a atender a demanda interna, além de gerar excedentes exportáveis. O desafio é produzir mais 200 mil toneladas anuais em, no máximo, 10 anos. Nos últimos, 30 anos o país saiu de uma patamar de produção de 450 mil toneladas para cerca de 150 mil toneladas ano. O país tem todas as condições para voltar a ser uma potência na produção de cacau e chocolate, destacou Bastos.

Para a retomada do crescimento da cacauicultura, segundo ele, é imprescindível fomentar o adensamento (replantio) de áreas na Bahia, em conjunto com projeto de manejo da cabruca (técnica que corta apenas algumas árvores exóticas para reduzir o excesso de sombreamento). No Pará, no extremo sul da Bahia, Rondônia e no Espírito Santo, é necessário recuperar pastagens degradadas nas florestas produtivas de cacau, em sistemas agroflorestais, chamados de SAF´s, concluiu.

“O Brasil é um dos únicos países do mundo a reunir a cadeia produtiva do cacau em um único território, além de ser referência mundial em muitas cadeias agrícolas. O evento dará oportunidade para que o país apresente ao mundo seu potencial no setor cacaueiro. Também possui instituições de reconhecimento internacional, como é o caso da própria Ceplac”, disse o consultor da WCF no Brasil, Pedro Ronca, acrescentando que a realização da 17ª reunião no país, sinaliza o reconhecimento do setor.

O evento reúne líderes de sustentabilidade de cacau de todo o mundo para discutir os recentes desenvolvimentos e melhores práticas e, além disso, segundo Ronca, ajudará a recolocar o Brasil de volta no mapa mundial do cacau. A World Cocoa Foundation (Fundação Mundial do Cacau) é uma associação que reúne mais de 100 membros que representam mais de 80% do mercado de cacau no mundo.

A Fundação organiza anualmente o “Partnership Meeting” (Reunião de Parceiros) alternando-se em um país consumidor e pais produtor. Participam representantes dos governos dos países produtores e consumidores de cacau, indústrias e organizações da sociedade civil, instituições doadoras e outros.

Muitos países já foram beneficiados pela fundação. Entre os benefícios mais relevantes estão a aproximação do setor público com o setor privado, considerando que um depende do outro e que se cria a possibilidade de monitoramento conjunto com avaliação de práticas de sustentabilidade. Isso permite a geração de dados mais precisos e consistente viabilizando o processo de melhoria continua. Na África, um dos benefícios implantados pela CocoaAction, é o fomento a uma melhor organização da cadeia por meio de apoio ao desenvolvimento de governança.

Sua implantação no Brasil poderá beneficiar setores da cadeia produtiva. O mais importante é a iniciativa de trabalho coletivo, ouvindo demandas e sugestões de integrantes da cadeia produtiva, que propõem ações para melhoria continua e solução de grandes gargalos. O CocoaAction é um facilitador do processo. No caso específico do Brasil, deve haver apoio a melhor organização e alinhamento do setor em questões comuns, possibilidade de medir e reportar coletivamente a sustentabilidade no campo, obtenção de recursos em fundos nacionais e internacionais a serem direcionados a interesses comuns da cadeia.

O Consultor da WCF disse que a fundação também acompanha a reformulação da Ceplac, o que está sendo visto com bons olhos, e que o departamento já se configura como resposta a uma forte demanda do setor. “Ouvimos muitos atores da cadeia reconhecerem a grande importância da Ceplac, mas cobram modernização e atuação para resultados melhores”, disse Pedro Ronca.

Com a reformulação, espera-se que a Ceplac ganhe em agilidade, eficiência e disponibilização de soluções para o setor. Uma parceria público-privada, como a apresentada pela WCF, por meio do CocoaAction, pode trazer benefícios como a contribuição para apoiar a melhor integração da cadeia, além de potencializar o seu trabalho e o de outras instituições via parcerias e sinergias, concluiu.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada