dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     21/11/2017            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Especialização sobre biogás da UTFPR terá início em 2018
As inscrições para o curso de pós-graduação foram prorrogadas e podem ser feitas até 31 de janeiro de 2018, aulas começam em março
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
UTFPR
10/11/2017

As inscrições para o curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, que é ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2018. O curso, inicialmente previsto para começar no fim de 2017, foi adiado para atender ao maior número de interessados.

As aulas ocorrerão em ambiente virtual e terão início em 19 de março de 2018. A Especialização é resultado da parceria entre a UTFPR, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Itaipu Binacional. O curso será semipresencial, com quatro encontros no município de Foz do Iguaçu (PR).

São ofertadas 60 vagas. A inscrição no processo seletivo tem um custo de R$ 30,00. Os critérios incluem análise curricular, atividades profissionais e histórico escolar. As mensalidades podem ser parceladas em até 18 vezes de R$ 334,32.

As disciplinas contemplam todos os processos da cadeia produtiva, incluindo métodos químicos de análises, conversão de substratos, operacionalização de biodigestores e purificação do biogás. Segundo o Professor Dr. Thiago Edwiges da UTFPR e idealizador da especialização todo o conteúdo foi elaborado para capacitar profissionais interessados em atuar no setor.

O conteúdo foi produzido por mestres e doutores com atuação direta na área, com objetivo de atualizar profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás. Os alunos também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas às unidades de produção do CIBiogás.

Mercado em expansão

De acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) o país tem um potencial para produzir cerca de 70 milhões de m³ de biogás por dia. A expectativa é que a aplicação de legislações adequadas e programas de incentivo, como o Renovabio do Governo Federal, proporcionem o desenvolvimento deste potencial nos próximos anos. A Associação estima que o Brasil tenha em 2030 uma produção média de 30 milhões de m³ por dia.

Serviço
Especialização em Tecnologias de Cadeia Produtiva do Biogás
Início das aulas:19 de março de 2018
Inscrições: www.eventos.md.utfpr.edu.br/tcpb/
Mais informações: www.cibiogas.org/posgraduacao

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
22/11/2017
Curso de Metodologias para Determinação da atividade microbiana do Solo
Londrina - PR
14/03/2018
V Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos - V SPARH
São Carlos - SP

21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada