dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Novo Centro de Pesquisa em Engenharia será apoiado por FAPESP e Koppert
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência FAPESP
10/11/2017

A FAPESP e a Koppert do Brasil Sistemas Biológicos abriram chamada de propostas para a criação de um novo Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) voltado ao desenvolvimento de pesquisa internacionalmente competitiva em controle biológico de pragas.

Os temas de interesse abrangem:

1) O desenvolvimento de processos de produção e automação em larga escala de agentes de controle biológico, com ênfase em controle de percevejos e de lagartas do gênero Spodoptera.

2) O desenvolvimento de modelos de previsão e sistemas de monitoramento remoto, com ênfase em manejo integrado de pragas (MIP).

3) O desenvolvimento de novas formulações de microrganismos visando o controle de pragas e doenças, com ênfase em tratamento de sementes para a extensão da permanência em prateleira (shelf-life).

4) A prospecção de novos organismos oriundos da biodiversidade brasileira para controle biológico de pragas e doenças foliares, com ênfase em ferrugem asiática da soja.

O financiamento das atividades do CPE será concedido inicialmente para um período de cinco anos, com possibilidade de prorrogação para até 10 anos.

FAPESP e Koppert reservarão um total de R$ 1,6 milhão por ano para a proposta selecionada. Espera-se que o Centro busque também outras fontes de financiamento, a serem previamente aprovadas pela Fundação e pela Koppert.

A premissa que fundamenta e orienta um CPE é a realização de pesquisa competitiva internacionalmente segundo os melhores referenciais mundiais de excelência.

Um fator determinante para o sucesso de um CPE é a existência de uma equipe com composição balanceada entre pesquisadores principais, pesquisadores associados, pesquisadores visitantes, pós-doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação e pessoal técnico de apoio, acompanhada de serviços administrativos e de gestão de excelente qualidade.

As dimensões, a estrutura e a forma de operação do CPE deverão ser determinadas em função das atividades de pesquisa, difusão e transferência de conhecimento a serem executadas. Em particular, o Centro deverá ser operado por uma instituição-sede. A associação com outras instituições do Estado de São Paulo será considerada como fator de valorização da proposta e, em alguns casos, poderá ser essencial para fazer a proposta mais robusta.

Com a chamada, a FAPESP adapta seus bem-sucedidos programas Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), de modo a permitir o financiamento de um CPE por um parceiro empresarial motivado a usar os resultados obtidos com a pesquisa.

Propostas para o novo CPE serão recebidas até 19 de fevereiro de 2017.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11377.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada