dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Incaper comemora 61 anos de atuação no desenvolvimento rural do ES
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luciana Silvestre Girelli, Incaper
16/11/2017

Nesta quinta-feira (16), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) comemora 61 anos de atuação no desenvolvimento rural do Espírito Santo. Durante esse período, diversas instituições contribuíram para a melhoria da renda e qualidade de vida das famílias do meio rural.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Coelho, falou que esse é um momento de celebrar êxitos, conquistas, experiências e transformações pelas quais passou o Instituto e que é preciso refletir sobre os desafios dessa Instituição, considerando os rumos da agricultura contemporânea, com foco na sustentabilidade.

“São 61 anos de grandes conquistas, inovações e também de revoluções. O setor agropecuário do Espírito Santo, ao longo desses anos, passou por grandes transformações e temos orgulho de fazer parte dessa história e de termos contribuído para que os produtores capixabas tivessem acesso ao que há de melhor para os seus negócios. Juntos, construímos uma instituição respeitada, valorizada e reconhecida nacionalmente e internacionalmente, indo cada vez mais em busca do sucesso, do comprometimento, da valorização e do profissionalismo dos nossos servidores e do nosso público-alvo, os agricultores de base familiar capixaba”, ressaltou Marcelo.

O diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, afirmou que o Instituto é um órgão público de pesquisa e extensão rural respeitadíssimo em todo o Brasil. “Somos uma instituição de grande renome nacional e até mesmo internacional. Membros da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) afirmam que o Incaper é uma referência mundial em pesquisas em café conilon e agroecologia e que estamos inseridos em um oásis de diversificação e agricultores familiares”.

Como desafio, o diretor-técnico aponta o desenvolvimento de ações de gestão que possam manter a eficácia de um instituto que agrega pesquisa e extensão rural. “Nosso dinamismo precisa ser gigante. Vejo um futuro promissor para o Incaper. Temos tudo para fazer com que o Incaper, nos próximos anos, confirme sua competência com novos resultados de pesquisas e amplie sua abrangência no atendimento ao agricultor familiar. Faremos isso por meio das reformas nas estruturas físicas dos centros de pesquisa, dando suporte aos trabalhos técnicos e firmando parcerias com outras instituições”, finalizou Rossoni.

Comemorações do sessentenário
Entre 16 de novembro de 2016 e 16 de novembro de 2017, o Incaper realizou diversas ações comemorativas ao seu sessentenário. Além de sessões solenes de apresentação de resultados nas Câmaras Municipais, foi realizado o “Prêmio Destaque Incaper 2016”, pelo qual os profissionais do Instituto foram premiados pela apresentação de projetos exitosos nas categorias de Pesquisa, Ater e Suporte.

No fechamento dessas comemorações, o Instituto irá realizar a entrega de duas novas tecnologias à sociedade capixaba: uma cultivar clonal de café conilon tolerante à seca para o Espírito Santo ‘Marilândia ES8143’ e o jardim clonal superadensado de café conilon. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (17), às 8h30, na Fazenda Experimental do Incaper de Marilândia.

Trajetória
O início da trajetória do Incaper no âmbito do sistema agrícola capixaba tem como marco a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares), em 16 de novembro de 1956. Essa instituição tinha como objetivo elevar o nível de vida do agricultor, com a ajuda do crédito rural supervisionado, para aumentar a produção e a produtividade agrícola.

Na década de 1970, outras instituições foram criadas no âmbito do sistema agrícola capixaba. Em 1973, foi fundada a Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa), cuja finalidade era gerar, adaptar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, de acordo com a realidade rural do Espírito Santo.

Já em 1974, foi fundada a Empresa Espírito-Santense de Pecuária (Emespe) e, em 1975, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que incorporou a Acares. A Emater-ES, devido à sua capilaridade, proporcionou orientação técnica a agricultores pelos diversos municípios capixabas.

Em 1999, pesquisa, assistência técnica e extensão rural foram integradas com a criação da Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emcaper), fusão da Emcapa com a Emater. Em 2000, a Emcaper tornou-se autarquia, dando origem ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Acesse aqui fotos e documentos históricos na Memória Digital do Incaper.

Resultados para a sociedade
O Incaper atendeu, no ano de 2016, 34.146 agricultores. Essa instituição está presente, com bases físicas, em todos os municípios capixabas. De acordo com o Balanço Social da instituição do ano de 2016, o impacto econômico do Instituto no referido ano foi de R$ 1,31 bilhão.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Mauricio Fornazier
22/11/2017 - 09:11
Parabéns a todos os cientistas do Incaper que ao longo de sua existência assumiram o compromisso com a sustentabilidade e a segurança do alimento.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada