dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Tecnologia da Epagri que aumenta produtividade do leite em três vezes entra na Plataforma da FAO/ONU
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
21/11/2017

A experiência da Epagri com Unidades de Referência Técnica (URTs) que produzem leite à base de pasto utilizando manejo rotativo de pastagens foi mais uma tecnologia incorporada à Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO/ONU. Graças a esse conjunto de recomendações de manejo, as propriedades conseguiram elevar a produtividade de leite de 4 para até 13 litros por dia, produzindo até 15 mil litros por hectare em um ano. Também foram constatadas melhoria no bem-estar dos animais, redução na incidência de mastite no rebanho, melhoria na qualidade do leite, aumento da renda e da qualidade de vida dos produtores, entre outras vantagens.

A plataforma é um espaço digital criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) para disseminação e compartilhamento de iniciativas replicáveis de boas práticas desenvolvidas na Região Sul do Brasil. O conteúdo, já disponível em português, será em breve traduzido para inglês, espanhol e francês. Essa é a 11ª tecnologia da Epagri incluida na plataforma.

Início
Na década de 1980 a Epagri iniciou um esforço para que a produção de leite deixasse de ser apenas uma atividade de autoconsumo para se tornar a principal fonte de renda em algumas propriedades rurais catarinenses. Para tanto, era preciso aumentar a eficiência da produção, reduzir os custos associados à alimentação dos animais, melhorar o bem-estar dos animais e, por fim, garantir a permanência das famílias no meio rural.

Até aquele momento a realidade da produção leiteira no Estado estava levando à degradação das áreas, compactação e perda de fertilidade do solo, desaparecimento de espécies vegetais de alto valor nutritivo e baixa produtividade animal. Tudo isso prejudicava a sustentabilidade da produção e das propriedades rurais.

A partir deste cenário o corpo técnico da Epagri passou a pesquisar e promover a implantação de tecnologias e técnicas de produção de leite com custo reduzido de alimentação, alto potencial produtivo e baixo impacto ambiental. Surgiu então o Sistema de Produção de Leite a Base de Pasto, que tem como características a utilização de pastagens perenes, aliada à manejo rotativo de áreas de pastagem e ao controle e gestão da produção.

Piquetes
O manejo rotativo de pastagens consiste em subdividir uma área maior, onde produção de leite está ou será implantada, em subáreas menores, denominadas piquetes. Assim, é possível controlar o pastejo animal em cada espaço por um período pré-definido, normalmente meio a um dia por piquete. O planejamento forrageiro da propriedade pode ser aprimorado através da introdução de espécies forrageiras de qualidade superior, como as leguminosas, ou com a introdução de sistemas de irrigação na pastagem. O sistema se completa com o treinamento dos agricultores para utilizarem planilhas eletrônicas que permitam melhor gestão da produção.

Essas práticas são implementadas pelos técnicos da Epagri em propriedades particulares selecionadas para servirem como Unidades de Referência Tecnológica (URT). Os agricultores donos de URTs recebem orientação e acompanhamento periódico, com visitas de técnicos a cada 15 dias, aproximadamente. Após a implantação da URT e de um período produzindo dentro das indicações da Epagri, essa propriedade passa a ser modelo para a região e é usada para transferência de tecnologia a outros agricultores, que é feita em dias de campo, visitações ou em atividades específicas.

Atualmente a Epagri conta com 242 URTS de leite a base de pasto, distribuídas por 133 municípios catarinenses. Pouco mais de 45% dos municípios do Estado conta hoje com uma Unidade, a maior parte delas na região Oeste do Estado, um importante polo produtor de leite do Sul do Brasil.

Graças a iniciativas como essa, Santa Catarina conquistou recentemente a posição de quarto maior produtor de leite do Brasil, superando Goiás, um tradicional fornecedor do produto.

Clique aqui para ver a tecnologia na plataforma da FAO/ONU.

Para mais informações, entre em contato com Felipe Jochims, pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri, em Chapecó, pelo fone (49) 2049-7565.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada