dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
   
Olivicultura é tema de Seminário Técnico na Emater/RS-Ascar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adriane Bertoglio Rodrigues, Emater/RS-Ascar
23/11/2017

Cuidados na formação de um olival no RS e Políticas Públicas para Olivicultura são alguns dos temas a serem abordados no Seminário Técnico de Olivicultura e Salão do Azeite Gaúcho que acontecem na próxima semana (30/11), no Auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Com vagas limitadas a 140 participantes, os eventos objetivam revisar e avaliar as ações e tecnologias aplicadas na produção de oliveiras.

A abertura oficial será às 8h30, com a presença dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ernani Polo e Tarcísio Minetto, do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Bernardo Todeschini, do presidente do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), Eudes Marchetti, e do presidente anfitrião, Clair Kuhn, entre outros.

Com moderação de Paulo Lipp João, da Câmara Setorial da Oliveira da Seapi, o engenheiro agrônomo e consultor uruguaio, Facundo Herrera, palestra sobre Planejamento e Implantação de um Olival. Em seguida, o pesquisador e engenheiro agrônomo da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Dori Edson Nava, fala sobre Controle da lagarta-da-oliveira Palpita spp.

À tarde, a partir das 13h, e com moderação de Pedro Pascotini, do Sebrae, acontece os painéis sobre Cuidados na formação de um olival no RS, apresentado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Antônio Conte, Políticas Públicas para Olivicultura, pelo também engenheiro agrônomo do Mapa de Brasília, Marcus V. Miranda Martins, e sobre Critérios na Avaliação Sensorial do Azeite, com a professora Isabel K. Machado, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O encerramento está previsto para as 16h.

De acordo com dados da Emater/RS-Ascar, o Rio Grande do Sul possui 121 produtores de oliveiras, que cultivam 2.536,30 hectares e produzem 705,80 toneladas de azeitonas.

O Seminário Técnico de Olivicultura e o Salão do Azeite Gaúcho são realizados pela Emater/RS-Ascar, Seapi e Embrapa, entre outras instituições, com apoio do Mapa, da SDR e do Ibraoliva. A Emater/RS-Ascar fica na Rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Inscrições pelo pro-oliva@seapi.rs.gov.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada