dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Evento  
Wokshop de micologia no Inpa discutirá temas importantes para a pesquisa com fungos na Amazônia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Inpa
23/11/2017

Com a finalidade de promover o ensino e a capacitação, por meio de palestras e minicursos sobre os assuntos mais atuais em micologia (estudo dos fungos), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC) realiza na próxima segunda e terça-feira (27 e 28), o III Workshop do Laboratório de Micologia do Inpa. O evento acontecerá pela manhã, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, com o ciclo de palestras e mesa-redonda e, à tarde, com os minicursos, no prédio da Microbiologia Médica (Campos I, sede do Inpa). As inscrições para o workshop continuam abertas.

De acordo com o organizador do workshop, o pesquisador João Vicente Braga de Souza, a programação foi pensada também em promover a troca e a difusão do conhecimento científico entre os participantes do evento nos temas da micologia, além de buscar abranger as áreas de conhecimento da micologia médica, ambiental e industrial.

Os fungos são seres vivos encontrados em todo mundo e sempre estiveram relacionados com o homem para coisas boas, como a produção alimentos e bebidas, ou ruins por causar algumas doenças, as micoses. A rica diversidade amazônica também está refletida nos fungos, tornando-a um perfeito alvo de estudos biotecnológicos e médicos que tendem a aumentar a qualidade de vida das pessoas.

As inscrições continuam abertas e o evento é destinado a graduandos e pós-graduandos das áreas de ciências biológicas e médicas, professores do ensino superior e demais profissionais interessados na área da micologia. Aos participantes haverá entrega de certificados.

“Essa é uma chance para graduandos da nossa cidade manter contato com diferentes pesquisadores para a troca de conhecimentos em micologia”, destaca o pesquisador João Vicente.

Programação
As palestras do primeiro dia do workshop, na segunda-feira (27), tratarão sobre a Micologia Industrial aplicadas à biotecnologia e bioprocessos. Serão discutidas as pesquisas de produção de substâncias de interesse a partir dos fungos como corantes naturais, antimicrobianos, enzimas, combustíveis e biossurfactantes.

Um dos palestrantes será o professor da Universidade de São Paulo (USP), o biotecnologista João Paulo Silva. O pesquisador vem desenvolvendo metodologias para a conversão de biomassa (resíduos filtrados de fungos) em combustíveis. Além de Silva, outros cinco palestrantes participarão do workshop e de uma mesa-redonda que discutirá os “Temas prioritários para pesquisa com fungos de interesse industrial da Amazônia”.

No dia seguinte (terça-feira), será o dia da Micologia Médica. Alguns dos mais importantes micologistas médicos da cidade estarão presentes, além do pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o dr. Anderson Messias Rodrigues. O pesquisador realiza estudos com a utilização da tecnologia do DNA para diagnosticar infecções fúngicas graves e dará sua contribuição para a discussão de uma mesa-redonda.

Minicursos
Com 4 horas de duração, estão programados três minicursos teórico-prático com 20 vagas para cada. São eles: minicurso sobre antifungigrama, que ensinará a detectar a resistência de fungos patogênicos frente aos antifúngicos; minicurso sobre coleta biológica para pesquisa de micoses superficiais e cutâneas. Este curso ensinará a fazer coleta de material biológico de pacientes acometidos com micoses superficiais (pano branco) e cutâneas (impinge).

Nesta edição, também será oferecido o minicurso de bases para preparação de cerveja artesanal, que ensinará técnicas a fazer uma cerveja do estilo American Pale Ale. Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas. Os interessados ainda podem se inscrever.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada