dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Equipamentos vão monitorar entrada da ferrugem asiática
Possibilidade de melhoria na renda ao produtor de 8,5 sacas de soja por alqueire
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
27/11/2017

A ferrugem é outro problema que preocupa o sojicultor. A doença causada por um fungo pode comprometer seriamente a produtividade da cultura. Por isso, muitos sojicultores, para não arriscar seu investimento, optam por controles antecipados e muitas vezes sem saber se a da doença já está presente no campo. Para melhorar a qualidade desta informação, a Emater em parceria com a Embrapa estarão monitoramento a entrada e dispersão do fungo causador da ferrugem, instalando nas propriedades de referência os coletores de esporos. São cerca de 130 equipamentos e as informações das datas do aparecimento dos primeiros esporos de cada coletor estarão disponíveis no site do consórcio antiferrugem.

"Com essa medida, o sojicultor vai iniciar o controle químico com fungicida quando necessário, ou seja, quando identificada a presença do fungo na plantação e as condições do clima estiverem favoráveis ao desenvolvimento da doença. É importante ressaltar que essa informação será útil para os demais produtores e técnicos na decisão de iniciar ou não o controle químico", conta Harger.

Segundo o técnico, os produtores assistidos pela Emater e que colocaram em prática o manejo integrado de doenças fizeram na safra 2016/17 uma aplicação a menos, se comparado aos demais sojicultores do Estado, com economia média no custo de produção de 4,5 sacas de soja por alqueire, somando custo do produto e da aplicação. "Somando os resultados obtidos através dos manejos integrados de pragas e de doenças, temos uma possibilidade de melhoria na renda ao produtor de 8,5 sacas de soja por alqueire, o equivalente a mais ou menos R$500,00 por alqueire. Então, se extrapolado esse resultado econômico das propriedades de referência para o total da área plantada no Estado, chegamos aí a um valor em torno de R$1 bilhão de economia, o que é muito significativo".

No Giro Técnico os técnicos especialistas da Emater e pesquisadores da Embrapa vão apresentar o resultados de outras boas práticas agrícolas adotadas pelos agricultores colaboradores. Entre elas a inoculação o coinoculação das sementes com bactérias fixadoras de nitrogênio e a qualificação do processo de aplicação dos agrotóxicos, dando mais eficácia para as aplicações e evitando desperdício ou deriva dos produtos para lavouras vizinhas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada