dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Sead e UFRRJ iniciam capacitação agroecológica para 60 jovens rurais fluminenses
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sidney Dantas, Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro
26/01/2018

Aconteceu na manhã da última segunda-feira (22), no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Seropédica, o seminário inaugural do Projeto de Formação Agroecológica e Cidadã para Jovens Cidadãos do Rio de Janeiro. Programa que irá capacitar 60 jovens rurais no desenvolvimento de práticas produtivas de base agroecológica e qualificá-los para multiplicar esse conhecimento em benefício das comunidades da agricultura familiar fluminense.

O projeto prevê que, ao longo de dois anos - divididos em tempo escola e tempo comunidade - os alunos sejam qualificados em conhecimentos que irão desde organização social e cooperativismo, até processos de diversificação e transição agroecológica e o desenvolvimento de projetos de viabilidade econômica sustentável.

Ao final do período de estudos e práticas em campo, os 60 alunos assumirão o compromisso de repassar esses conhecimentos técnicos a outros 900 jovens de comunidades da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e caiçaras das Regiões Serrana e da Baixada Fluminense, bem como dos Territórios Rurais da Baía da Ilha Grande e do Norte/Noroeste do RJ.

O Projeto de Formação Agroecológica e Cidadã para Jovens Cidadãos Rurais do Rio de Janeiro foi desenvolvido pela UFRRJ, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). O secretário da Sead, Jefferson Coriteac, assinou, no dia 1 de dezembro do ano passado, um Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 499,8 mil para cobrir as despesas da formação, desde bolsas de estudos, até alimentação, transportes e material didático, para alunos e professores, ao longo dos dois anos de execução do projeto no RJ.

De acordo com a analista técnica da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (DFDA-RJ), Patrícia Ravallet, responsável pela fiscalização e acompanhamento do projeto pela Sead, a finalidade da ação vai além da autonomia produtiva geradora de renda, focando também nos aspectos sociais e ambientais que marcam a realidade da vida no campo.

“Dar a esse jovem o conhecimento acerca das políticas públicas para incentivar a produção e a comercialização; orientá-lo na transição entre o cultivo tradicional e o modelo agroecológico, e despertar nele a consciência acerca da vida no meio rural são só um pouco do que o projeto pretende”, explicou a analista da Sead.

“Esse conjunto de conhecimentos capacita e estimula esses jovens a desenvolverem empreendimentos produtivos viáveis, com maiores possibilidades de comercialização e geração de renda, o que faz com que eles valorizem o meio onde vivem e que desejem permanecer em suas comunidades, desestimulando o êxodo rural”, completou a delegada da DFDA-RJ, Danielle Barros.

Além da UFRRJ e da Sead, também participam diretamente do Projeto de Formação Agroecológica e Cidadã para Jovens Rurais o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Baía da Ilha Grande (Nedet-BIG); o Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia (CVT); Departamento em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD), da UFRRJ, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada