dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/08/2018            
 
 
    

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/peche_jan18_ARTIGOS_2018130114226.jpg

Nos dias atuais vivemos um momento em que tudo acontece de modo muito rápido. As diferentes formas de intervenções na natureza geram automaticamente poluição e degradação causando uma contínua eliminação de seres vivos em todos os níveis de diversidade no território municipal.

A perda de biodiversidade causa desequilíbrios sem precedentes ao patrimônio natural do município. O bem estar e a vida da cidade depende da natureza local e mundial. A diversidade biológica presta serviços importantes, como manter a qualidade dos recursos hídricos, dos ambientes agrícolas, da alimentação saudável, da beleza cênica entre outros. A preservação da biodiversidade tem uma relação forte com o futuro, sendo básica para avanços da biotecnologia além de ser uma fonte de oportunidades socioeconômicas.

A sociedade tem um papel fundamental no desenvolvimento de políticas e atividades voltadas para a preservação da biodiversidade no território municipal. Existem diversas maneiras de proteger a biodiversidade da ameaça de extinção de espécies. Valorizar iniciativas é o primeiro passo. Lutar para criar áreas protegidas, como parques, reservas e preservação dos remanescentes florestais é um outro importante passo preservacionista. A conservação dos componentes da diversidade biológica fora dos seus habitats naturais através da criação de entidades como, zoológicos, jardins botânicos, bancos de genes, ongs, entre outros, é uma ferramenta eficiente. Mas o papel maior da sociedade local é proposição e adoção de uma governança para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse social em preservar a biodiversidade. A boa governança de ações e de organizações contribui efetivamente para a superação desse enorme desafio que é preservar a biodiversidade do território.

O papel fundamental atribuído à sociedade é o de ampliar, de forma sistêmica e integrada, ações práticas em serviços públicos e privados criando oportunidades aos cidadãos de atuar, participando de atividades conservacionistas.

A organização comunitária pode e deve formular estratégias, desdobrá-las em planos de ação e acompanhar sua implementação, oferecendo os meios necessários para preservar a biodiversidade local.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
25/08/2018
Expointer 2018
Esteio - RS
27/08/2018
XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
São Cristóvão - SE
03/09/2018
XII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção
Viçosa - MG
07/09/2018
Simpósio Métodos Rápidos para avaliar qualidade tecnológica e contaminantes em grãos
Londrina - PR
10/09/2018
Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Lavras - MG
18/09/2018
IV Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Passo Fundo - RS
09/10/2018
EsalqShow 2018
Piracicaba - SP
06/11/2018
V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos
Fortaleza - CE

07/08/2018
Curso sobre Fertirrigação
Petrolina - PE
09/08/2018
Adubação orgânica
Manaus - AM

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada