dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Fruticultura    
No Show Rural, IAPAR destaca fruticultura como alternativa de renda​ para os produtores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IAPAR
30/01/2018

Cresce a cada ano a vitrine tecnológica de fruticultura do IAPAR no Show Rural. “Estamos reforçando esta unidade em resposta à crescente demanda de produtores de várias regiões do Estado, cada vez mais interessados em alternativas para otimizar o uso da propriedade e aumentar as opções para obtenção de renda”, explica o engenheiro-agrônomo Pedro Martins Auler, que coordena as pesquisas na área.

Na seção dedicada aos citros, por exemplo, o produtor pode conhecer praticamente todas as cultivares indicadas para o Paraná. Os pesquisadores também divulgam informações sobre o huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, doença que vem causando sérios prejuízos em pomares de frutas cítricas.

Outro destaque é a apresentação de um novo modelo de produção para o maracujá, uma estratégia para cultivo em áreas onde ocorre o vírus do endurecimento dos frutos, doença que já afeta os principais polos de produção de maracujá do Estado.

Maçã e ameixa são outras alternativas que o IAPAR ​mostra na feira. As macieiras Eva e Julieta e as ameixeiras Reubennel, FLA-3 e FLA-8, estão em processo de avaliação na região Oeste. “São materiais de baixa exigência em frio, que podem vir a ser uma opção aos produtores”, acrescenta o pesquisador Clandio Medeiros da Silva.

E as atrações na param aí. Para os interessados em produzir uva, o IAPAR apresenta resultados de avaliações com a cultivar Isabel e demonstra três técnicas para condução dessas plantas – a espaldeira tradicional, espaldeira duplo descendente e o método da dupla cortina de gênova, ou GDC.

A técnica da espaldeira também é utilizada na exploração da amora-preta, presente no Show Rural com as cultivares Brazos, Comanche e Tupy.

Ainda na seção de fruticultura, o produtor poderá conhecer em detalhes a tecnologia de cultivo do abacaxi.

Café
O IAPAR também dá ênfase à sua mais nova cultivar de café, IPR 106, que é resistente aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaensis. “São duas espécies que praticamente inviabilizam a atividade cafeeira em muitas regiões produtoras do Brasil”, explica o pesquisador e melhorista Gustavo Hiroshi Sera.

A nova cultivar tem plantas de porte médio, boa arquitetura e ramificação abundante. É indicada para regiões adequadas ao plantio de café arábica e onde a temperatura média anual fique entre 20ºC e 23ºC. Pode ser utilizada tanto para formar lavouras em plantios convencionais como no sistema adensado. O potencial produtivo passa de 50 sacas beneficiadas por hectare, segundo Sera.

O café IPR 106 tem ciclo tardio, o que permite fazer combinações com outras cultivares – de ciclo precoce, semiprecoce, médio e semitardio – disponíveis no mercado para viabilizar a colheita em etapas e, dessa forma, reduzir os custos com mão de obra e infraestrutura na propriedade e, ainda, obter maior quantidade de frutos maduros.

O grande percentual de grãos com peneira superior a 16 – característica valorizada pelo mercado, particularmente o segmento de cafés especiais – é outra característica que se destaca na cultivar IPR 106. Na mesa de degustação, tem aroma intenso, bom corpo, sabor adocicado e bom equilíbrio entre acidez e amargor. “É uma bebida que atende todos os requisitos internacionais", conclui o pesquisador.

Conservação do solo
São mostradas em detalhes tecnologias para aprimoramento do plantio direto e a rotação de cultivos com a utilização de adubos verdes e plantas de cobertura, práticas de eficiência comprovada no controle da erosão e na melhoria condição geral dos solos, que possibilitam ganho de produtividade nas lavouras e, consequentemente, no aumento da rentabilidade da propriedade.

A aplicação nas lavouras de dejetos de suínos e de cama de aviário, resíduos abundantes na região Oeste do Paraná, e a apresentação de opções de plantas para cobertura do solo e adubação verde são os destaques.

Purunã
Na pecuária, o destaque é a raça Purunã, desenvolvida pelo IAPAR em mais de 30 anos de cruzamentos envolvendo animais Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim.

O pesquisador José Luiz Moletta explica que Purunã agrega os melhores atributos de cada raça formadora. Charolês contribuiu com a velocidade de ganho de peso, grande rendimento de carcaça e elevado porcentual de carnes nobres. Angus deu precocidade, tamanho adulto moderado e temperamento dócil, além de carne macia e com alta qualidade de marmoreio. Caracu e Canchim transmitiram rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos parasitas.

As vacas Purunã ainda se destacam pela habilidade materna e boa produção de leite, características herdadas de Caracu e Angus.

Milho
As cultivares IPR 127, de milho branco, e a variedade IPR 164 são apresentadas em duas épocas de plantio. Os dois materiais foram obtidos por métodos convencionais de melhoramento genético – ou seja, não são transgênicos.

IPR 127 é um híbrido simples, desenvolvido para produtores interessados no mercado de canjica, fubá, amido e farinha. Indicada para cultivo tanto na primeira como na segunda safra, a cultivar tem ciclo precoce e boa tolerância ao acamamento e ao quebramento. Os grãos são do tipo duro, os preferidos desse segmento, e muito valorizados pelo alto rendimento na indústria.

Já o milho variedade IPR 164 é uma proposta do IAPAR para a formação de lavouras com baixo uso de tecnologia ou para plantios de risco, quando as condições climáticas já não permitem aproveitar todo o potencial genético dos híbridos. É um material que se destaca pelas boas características agronômicas e a flexibilidade de semeadura, podendo ser utilizado na primeira e na segunda safra. É moderadamente resistente às principais doenças da cultura, tem boa tolerância ao acamamento e ao quebramento e produz espigas com excelente empalhamento. O baixo custo de sementes é uma vantagem adicional.

Feijão
O IAPAR tem reconhecidamente um dos principais programas de melhoramento do feijoeiro no Brasil, e suas cultivares são utilizadas em todas as regiões produtoras do país.

No Show Rural, o produtor poderá conhecer opções do grupo comercial carioca, preto e especial. São materiais desenvolvidos para atender as exigências de todos os elos da cadeia produtiva – eficiência agronômica no campo, grãos de bom aspecto para o comércio, bom caldo e alto percentual de grãos inteiros no preparo e alto teor de proteína para o consumidor final.

Agroecologia
A vitrine tecnológica de agroecologia atende a crescente demanda de informações sobre a produção de alimentos orgânicos. “Estimamos que a unidade recebeu cerca de 65 mil visitantes no último Show Rural”, conta a engenheira-agrônoma Simone Grisa.

Ela explica que a área representa uma propriedade agrícola conduzida segundo os princípios e as práticas agroecológicas, que inclui a produção de grãos, frutas, hortaliças, plantas medicinais, sistema agroflorestal e silvipastoril. Também há demonstração de uma estufa de baixo custo, construída com bambu, e uma cisterna de ferrocimento.

O destaque este ano é a apresentação de diversas plantas alimentícias não convencionais, uma máquina adaptada para utilização na agricultura familiar, flores tropicais, hortaliças, cultivares de feijão, arroz, milho e amendoim e, na pecuária, a criação de ovinos.

Pluri-institucional, a unidade de agroecologia é conduzida pela Secretaria da Agricultura do Paraná (por meio do IAPAR, Emater e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, CPRA), Embrapa, Coopavel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Itaipu, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Biolabore, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e a empresa Gebana Produtos Orgânicos.

Show Rural
​Organizado pela Coopavel, o Show Rural está em sua 30ª edição​. Este ano será realizado no período de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada