dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Show Rural Coopavel 2018  
Emater traz variedades de cultivo protegido ao Show Rural 2018
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Zimermann, Emater PR
06/02/2018

Com duas estufas montadas na área de Olericultura, o Instituto Emater visa mostrar ao produtor que passar pelo Show Rural 2018 as vantagens do cultivo protegido, que além de minimizar a necessidade de aplicação de inseticidas contra pragas e doenças pode dobrar o volume de produção em relação ao cultivo em campo aberto.

Por se tratar de cultivos altamente exigentes no que remete ao controle climático, o cultivo protegido depende diretamente da montagem adequada da estrutura, que necessita de acompanhamento de um profissional especializado. “O produtor precisa proporcionar condições climáticas boas para o desenvolvimento. Se fizer uma estufa muito baixa, o excesso de calor vai prejudicar todas as culturas, causando prejuízos muitas vezes grandes. A busca por assistência deve vir antes da montagem, pois existem falhas que só conseguem ser corrigidas na próxima safra”, afirma José Luiz Bortolossi, técnico do Emater.

No local foram cultivadas mais de vinte variedades de tomates de diversos tamanhos, cores e formatos, além de seis tipos de pimentões, quatro de melancias e três de melões. “Os tomates que se destacam aqui são os pequenos, que representam um crescimento grande no mercado principalmente o grape, tipo uva. Também temos os redondinhos, os coloridos, são vários tipos com diversos formatos e cores. Algumas variedades têm um preço bem elevado, então o produtor muitas vezes consegue obter um bom lucro mesmo que seu cultivo seja feito em uma pequena área”, diz o técnico.

O cultivo de morangos, que sofre com as fortes chuvas, também está presente na área de Olericultura do Emater, por meio do cultivo semi-hidropônico conhecido como sleb, que consiste em manter o fruto na vertical. Com esse modo de cultivo e uma estufa montada de maneira correta os morangos ficam protegidos das chuvas e se desenvolvem com maior facilidade.

Os visitantes da área também poderão esclarecer dúvidas sobre o cultivo de diversas hortaliças, com destaque para o tutoramento (suporte) e condução do feijão vagem, além do pepino tutorado dos tipos japonês e conserva. “O sistema de tutoramento permite dobrar a produção porque deixa a vagem exposta, tornando a colheita mais rápida e fácil inclusive durante o período de calor, pois a colheita é feita sempre na sombra, com o produtor passando por baixo do cultivo”.

O técnico do Emater fala sobre a diferença de tonalidade entre as variedades de pimentões que, segundo ele, são consequência do tempo de cultivo. “A tonalidade vermelha, amarela ou laranja quer dizer que o pimentão está maduro, que permaneceu na área de cultivo por mais trinta dias em relação ao pimentão verde. Esse período maior até a colheita pode causar grandes perdas se o cultivo for em campo aberto, por isso o produto cultivado em local protegido é valorizado. Apesar da oscilação nos preços, que variam de acordo com a oferta e a procura, o cultivo protegido tem mercado garantido”, conclui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada