dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/11/2018            
 
 
    
 
Hematologia como ferramenta no monitoramento do estresse e saúde de peixes é tema de treinamento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
18/06/2018

No dia 13 de junho de 2018, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em parceria com o curso de pós-graduação em Biologia Animal da Unicamp e o Laboratório Biovet, realizou curso teórico e prático destinado aos que atuam direta e indiretamente em experimentação com animais.

O tema foi hematologia como ferramenta no monitoramento do estresse e saúde de peixes e faz parte de uma proposta sobre treinamentos em métodos laboratoriais em experimentos com animais, liderada pela pesquisadora Márcia Ishikawa da Embrapa Meio Ambiente.

Márcia abriu o evento apresentando as atividades desenvolvidas nas Instalações experimentais de sua responsabilidade, que utilizam hematologia em peixe. Santiago de Pádua, médico veterinário do Laboratório Biovet, ministrou uma aula teórica e uma prática sobre métodos para análise hematológica em peixes.

Este foi o segundo curso realizado em 2018 abordando treinamento em métodos laboratoriais para o bem-estar dos animais durante a execução de experimentos nas instalações da Embrapa Meio Ambiente. Segundo Márcia, esses treinamentos são uma grande oportunidade para interação, troca de experiências e de muito aprendizado sobre saúde e bem-estar animal. Todos os estagiários, bolsistas, e técnicos de laboratórios tiveram a oportunidade para atualização e capacitação em diversas atividades relacionadas ao manejo e procedimentos experimentais com animais.

Os tópicos do treinamento abordaram hematologia de peixe aplicada na rotina e nos experimentos dos laboratórios da Embrapa Meio Ambiente, fundamentos da hematologia clínica aplicada aos peixes, anestésicos, estresse e alterações hematológicas em peixe, orientação sobre as práticas a serem desenvolvidas, demonstração dos procedimentos básicos para anestesia de peixes, procedimentos anestésicos e anotação dos tempos de indução e recuperação, colheita sanguínea dos peixes, esfregaço sanguíneo e dosagem da glicemia, processamento das análises hematológicas (todos), interpretação dos resultados desses procedimentos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
09/10/2018
EsalqShow 2018
Piracicaba - SP
06/11/2018
V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos
Fortaleza - CE


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada