dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

A Epagri promoveu, no dia 7 de junho, a “I reunião de sensibilização dos atores da cadeia produtiva do mel de melato de bracatinga do planalto catarinense”. O evento foi realizado na Estação Experimental de Lages e atraiu cerca de 50 pessoas, entre apicultores do Planalto Sul e do Planalto Norte, entrepostos que comercializam o mel de melato, além de técnicos e dirigentes de instituições como Epagri, Sebrae/SC, UFSC, IFSC/Lages, Associações de Apicultores, Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc) e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O mel de melato é produzido a partir da associação da bracatinga com a cochonilha, um inseto que se alimenta da seiva e expele um líquido açucarado usado pelas abelhas na fabricação desse produto típico do Planalto Serrano. Ele tem cor escura, é levemente menos adocicado que o mel de origem floral e possui maior quantidade de minerais, além de propriedades medicinais.

O objetivo do encontro foi discutir a proposta de construção conjunta de uma futura Indicação Geográfica (IG) para o mel de melato de bracatinga. “As características singulares determinadas pela condição geográfica possibilitaram o reconhecimento desse mel como o melhor do mundo em 2017, no 45º Congresso Internacional de Apicultura, em Istanbul, na Turquia”, conta Everton Vieira, geógrafo do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram/Epagri).

Na reunião, foram apresentadas as etapas de construção de uma Indicação Geográfica, que implicam, por exemplo, no reconhecimento da notoriedade do produto no território e na realização de estudos técnico-científicos que irão embasar o dossiê de submissão do pedido para a IG. Os apicultores tiraram dúvidas sobre o processo e conheceram casos de sucesso desenvolvidos em Santa Catarina e em outras regiões do País.

A Indicação Geográfica traz uma série de vantagens para envolvidos, como aumento da relação de confiança entre produtores e consumidores, desenvolvimento dos territórios, valorização da cultura regional e do “saber-fazer”, agregação de valor ao produto, a abertura de novos mercados e preservação do meio ambiente.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada